Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Imóveis levantados pela SPU no Tocantins para hospital de campanha (Foto: Divulgação)

A Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU) mapeou, a pedido Presidência da República e Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, imóveis da União que poderão ser utilizados para construção de hospital de campanha para atendimento de pacientes de covid-19 no estado.

Cinco imóveis foram identificados como viáveis para o projeto:

Terreno de 6 mil m², localizado na Avenida NS 2, em Palmas, e destinado à construção da sede do Ministério da Saúde; Também na NS 2, próximo à quadra 904 Sul, terreno destinado à Casa da Mulher Brasileira; Dois terrenos localizados entre a Receita Federal e a sede desativada do Ibama; A própria antiga sede do Ibama no Tocantins; e também um terreno comercial na Avenida NS 10 destinado à construção da sede da Polícia Federal.

Dentre todos estes, o terreno destinado à construção da Casa da Mulher Brasileira seria o melhor avaliado pela SPU seria o mais viável para a construção do hospital de campanha, por estar a 5,5 km do Hospital Geral de Palmas (HGP) e contar com infraestrutura e serviços públicos.

Prefeitura

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), colocou à disposição da União e Estado imóveis e patrimônios do Município para construção do hospital de campanha na capital. “Não precisa procurar áreas da União. Coloco inteiramente à disposição do Governo Federal, nossos espaços públicos para  construção do hospital de campanha em Palmas. Temos o Estádio Nilton Santos, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Parque do povo Arnauld Rodrigues”, sugeriu a prefeita.

Segundo a gestora, utilizar espaços públicos que tenham estruturas já prontas pode ajudar a economizar tempo e recursos. “Levantar algo do zero custa mais e leva mais tempo. Temos estruturas prontas para diminuir os custos e muito bem localizadas”, avaliou a prefeita.

Testes rápidos

A prefeitura de Palmas também adquiriu testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus. Segundo Cinthia Ribeiro, foram pelo menos 6 mil testes comprados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Com isso, a prefeitura irá ampliar o serviço de testagem que era prestado somente pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). “Ampliaremos a nossa testagem em um maior número de pessoas. Assim nossas próximas tomadas de decisão serão ainda mais seguras”, informou a prefeita.

Os testes começarão a ser feitos pela Semus a partir de segunda-feira, 13.