Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas/TO (Semus) informou que vai investigar o que pode ser o primeiro caso confirmado de transmissão comunitária do novo coronavírus na capital – um homem entre 40 e 49 anos, que não tem histórico de viagens ou contato com os demais casos confirmados anteriormente na capital.

Segundo o médico infectologista Flávio Milagres, esse caso pode ser apenas a confirmação de muitos casos de contaminação comunitária que podem estar circulando em Palmas. A transmissão comunitária ocorre quando há circulação do vírus entre a população de um determinado local, mesmo que os indivíduos não tenham viajado a locais de circulação do vírus.

O infectologista confirmou à reportagem do Conexão Tocantins que, no caso de se confirmar a transmissão comunitária, já podem haver vários outros casos entre a população, mesmo que assintomáticos, quando o infectado não apresenta sintomas, mas pode transmitir o vírus.

Segundo a Semus, caso a transmissão comunitária se confirme, medidas de contenção de transmissão do coronavírus como o distanciamento social e reforço nos hábitos de higiene pessoal se tornam ainda mais imprescindíveis.

O paciente confirmado neste domingo está em isolamento domiciliar. Com ele, a capital soma 16 casos confirmados de covid-19. Seis pacientes já receberam alta e apenas uma ainda está em tratamento intensivo em um hospital particular da cidade.

Em todo o estado são 26 casos confirmados do novo coronavírus. Como dito, são 16 casos na capital. Araguaína aparece em segundo, com 6 casos. Já as cidades de Gurupi, Dianópolis, Paraíso e Cariri têm um caso cada.