Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentou requerimento em caráter de urgência na sessão virtual desta terça-feira, 14, para que o Governo do Estado apresente dados de como o sistema de saúde no Tocantins está se preparando para o combate ao novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19. 

O requerimento requer dados sobre quantos leitos de UTI o Governo do Estado tem e onde estão localizados, além da quantidade de respiradores, equipamentos de segurança e de profissionais capacitados para atender a possível demanda de pacientes que apresente quadro de insuficiência respiratória.

A parlamentar pevista destacou que o Tocantins tem se destacado no combate ao Covid-19 porque desde o início tomou as medidas necessárias para evitar a propagação da doença, evitando um eventual colapso no sistema de saúde da rede pública estadual. Somos o único Estado onde, felizmente, não ocorreu nenhum óbito decorrente da doença.

“Mas, como a OMS alerta, as medidas preventivas são fundamentais para preservar o controle do avanço do Covid-19, uma vez que a propagação não pode ser evitada, mas sim, controlada. Por isso a flexibilização das regras de quarentena adotadas pelo Governo, a partir desta quarta-feira, precisam ser realizadas respeitando critérios e por isso com o parlamentar e representante da população quero saber como o sistema de saúde no Tocantins esta preparado para isso”, defendeu a parlamentar.