Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou por meio de boletim epidemiológico nesta segunda, 20, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) analisou 21 amostras, confirmando uma amostra positiva para Palmas.

O novo caso confirmado é do sexo feminino, 55 anos, com histórico de viagem ao município de Gurupi, sem contato com caso positivo. A mulher apresentou sintomas clássicos da doença e foi o primeiro caso diagnosticado em unidade hospitalar pública, sendo internada em isolamento.

O Tocantins contabiliza agora 35 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (25), Araguaína (5), Cariri do Tocantins (1), Gurupi (1), Dianópolis (1), Paraíso do Tocantins (1) e Tocantinópolis (1).

O segundo registro de óbito do Estado foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, na manhã desta segunda-feira. Erlim de Andrade, 68 anos, estava internado em hospital privado na cidade de Goiânia (GO), onde foi realizar procedimento cirúrgico e contraiu a doença. Ele foi o 25º caso confirmado no Estado e entrou na estatística tocantinense, pois os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde definem as notificações de acordo com município de residência.

Atualmente, o Estado tem registrados 2 óbitos (Palmas e Paraíso do Tocantins), 13 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, 19 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar e 1 caso está internado na rede pública.

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 17h. O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins: http://coronavirus.to.gov.br