Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (FEQUAJUTO) realizou no último sábado, 18, assembleia extraordinária com os representantes das quadrilhas, por meio de videoconferência, para discussão em relação ao calendário junino de 2020 em meio à pandemia do novo coronavírus.

Após muita discussão, os presidentes das juninas, por unanimidade, entenderam que o cancelamento do São João de 2020 poderá acarretar como consequência o fim de muitas quadrilhas. Compreendendo a crise mundial enfrentada em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Fequajuto decidiu sugerir a modificação do calendário de eventos juninos que aconteceria nos meses de maio e junho, cancelando alguns eventos e readequando para que o São João ocorra no mês de outubro de 2020. 

A Fequajuto foi representada, na oportunidade, por seu presidente Julivan Noleto que informou estar atento às recomendações do Ministério da Saúde. Segundo ele, as recomendações continuarão a ser seguidas pela entidade. "Os cuidados de agora permitirão o retorno mais rápido aos ensaios das juninas. O São João 2020 sofrerá alterações necessárias em relação à estrutura, mas é fundamental acontecerem os eventos, mantendo essa cultura popular mesmo que fora de época", defendeu.

Recurso Orçamentário Arraiá da Capital

Na oportunidade a entidade informou que encaminhou ofício à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, solicitando a continuidade da aplicação de recursos orçamentários previstos no edital do Arraiá da Capital, para que as juninas consigam custear despesas já realizadas.

Os representantes das quadrilhas alegam que a sobrevivência das entidades juninas do Tocantins, que em sua grande maioria já contam com seus espetáculos 80% prontos, depende da realização das festas de São João. Eles ainda alegam que há despesas geradas pelos compromissos firmados com vários profissionais, correndo risco de inadimplência com fornecedores, comprometendo o movimento da cultura popular no Estado. 

Para o representante da junina Pizada da Butina, Whallas Furtado, é de fundamental importância a garantia do recurso orçamentário pela prefeita Cinthia para que as quadrilhas consigam pagar dívidas já em andamento com costureiras, artesãos, serralheiros, bailarinos, músicos, atores, dentre outros que desde a realização do último Arraiá da Capital estavam trabalhando nos espetáculos. "Abrindo mão de outros serviços e contando com o trabalho realizado com as quadrilhas juninas para o sustento de suas famílias", afirmou.

A assembleia também contou com a presença do gerente de Articulação Cultural da Fundação Cultural de Palmas, Dionatan Oliveira.

Novo Calendário 2020 planejado na videoconferência:

03 de outubro de 2020 – XII Concurso Tocantinense de Rainhas Juninas 

04 de outubro de 2020 – XII Concurso Tocantinense de Casal de Noivos 

Eventos dos dias 03/10 e 04/10 Caso as eleições municipais não sejam adiadas, eles serão cancelados.

10 e 11 de outubro de 2020 – Etapa 01 - XII Circuito Junino de Palmas.

17 e 18 de outubro de 2020 – Etapa 02 - XII Circuito Junino de Palmas.

24 25 de outubro de 2020 – XII Concurso Tocantinense de Quadrilhas Juninas.

29 de outubro a 01 de novembro de 2020 – Arraiá da Capital 

*Data ainda sujeito à aprovação pela Prefeitura de Palmas.