Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O concurso de juninas do 30º Arraiá da Capital terá uma abertura especial nesta quinta-feira, 23. Em seu primeiro ano de realização, o projeto ‘São João Vem de Berço’ levará quadrilhas juninas das escolas municipais para a festa mais tradicional de Palmas e Berço fará a abertura das apresentações do Grupo de Acesso, a partir das 19 horas.

Para os amantes do forró, na programação musical no Palco cantam Dorivã e Théo Santana e no Coreto tem Zé Paulo do Acordeon; Paraíba dos 8 baixos e Viny Da Maré.

‘São João Vem de Berço’

Idealizado para dar continuidade à tradição de quadrilhas juninas na Capital, o projeto ‘São João Vem de Berço’ promoveu capacitação sobre movimento junino para jovens estudantes de cinco escolas municipais. Trata-se de um projeto do Instituto Pizada da Butina, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Em cada uma das oito unidades de ensino, 16 casais ensaiaram com coreógrafos, semanalmente.

Segundo o coordenador do projeto, Whallas Furtado, o objetivo é realizar um resgate de cultura e em 2023 a previsão é de ampliação do projeto. "O projeto nasceu após a grande evasão de brincantes e dançarinos nas juninas profissionais, a gente precisava fazer esse trabalho de resgate, de buscar realmente ensinar as crianças e adolescentes a cultura junina, a cultura da dança, ainda no início, para cativar novos brincantes", explica. Ao longo do tempo, os estudantes também poderão se integrar ao movimento junino profissional em competições.

Programação

Arena - 19h - Grupo de Acesso e São João Vem de Berço

Escola De Tempo Integral Margarida Lemos;

Escola Municipal Thiago Barbosa

Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira De Mello.

Fogo na Cumbuca

Explosão Amor Caipira

Coreto

19h – Zé Paulo do Acordeon

20h – Paraiba dos 8 baixos

21h – Viny Damaré

Palco

22h – Dorivã

00h – Theo Santana