Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: SES No HRA houve aprimorando técnicas no manejo de pacientes com Covid-19 No HRA houve aprimorando técnicas no manejo de pacientes com Covid-19

A equipe do Hospital Geral de Palmas (HGP), que faz parte do Time de Resposta Rápida, realizou no último final de semana treinamento de manejo ao paciente portador de Covid-19 para profissionais da região Norte. No sábado, 18, houve qualificação de profissionais de Saúde do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Hospital Regional de Xambioá e Hospital Municipal de Araguaína, totalizando a participação de 55 profissionais.

A capacitação organizada pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), objetivou a integração de práticas assistenciais e qualificação dos profissionais que laboram suas atividades nas Unidades Próprias.

A oportunidade também teve como premissa a discussão de segurança e qualidade no cuidado ao paciente acometido por Covid-19 e fluxo assistencial no Componente Hospitalar. “É uma forma de uniformizar os conhecimentos e as práticas na assistência dos pacientes, dentro da rede pública de Saúde do Estado, para que haja uma agilidade e precisão nas ações, quando forem necessárias”, enfatizou a titular da SUHP, Elaine Sanches.

No domingo, 19, o treinamento foi realizado no município de Guaraí com participação de profissionais do Hospital Regional de Pedro Afonso, Hospital de Arapoema e Hospital de Guaraí. "Demos início ao curso de combate à Covid-19 no Estado do Tocantins, de suporte avançado, com objetivo de treinar e capacitar todos os 18 hospitais da rede”, ressaltou o médico Wallace André Pedro da Silva, do Time de Resposta Rápida.

“Iniciamos o curso com treinamento sobre combate à doença, gestão do pronto socorro e da unidade covitária nos hospitais indicados pela Secretaria", explicou, se referindo ao HRA, hospital referência para condução de pacientes com quadros moderados e graves na região norte e ao HGP na região Centro-Sul do Estado.

Para o diretor geral do HRA, Vânio Rodrigues o encontro foi muito proveitoso, aprimorando técnicas no manejo de pacientes com Covid-19. "De forma didática, teórico e prática, foram repassadas atualizações que culminaram em uma segurança para os profissionais da linha de frente e, por consequência, uma assistência adequada aos nossos usuários frente a este cenário ", comentou.

A equipe do HGP, que esteve na região norte foi composta pelo coordenador do serviço de fisioterapia do covitário da unidade, Wllisses Reis, o médico Wallace André Pedro da Silva e o diretor de Integração Multiprofissional Hospitalar, Valdemar Pires de Oliveira. Os profissionais compõem o que o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, chama de Time de Resposta Rápida. “Esse time de profissionais do HGP, no enfrentamento da Covid-19, disponibilizou profissionais especializados em treinamentos para serem multiplicadores dos conhecimentos aos profissionais de Saúde nos hospitais do interior do Tocantins", destacou. 

- Em Guaraí equipe do HGP durante consultoria e orientações sobre manejo de paciente de Covid -19 no norte do Estado