Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por meio de Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 21, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais três casos do novo coronavírus no Tocantins. O laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) realizou 20 exames para Covid-19, com três amostras positivas.

De acordo com a pasta, duas dessas amostras positivas foram coletadas em laboratórios privados de Palmas, em pacientes que residem em outros estados (Maranhão e São Paulo) e testadas pelo Lacen. A terceira amostra com resultado positivo no Lacen foi de paciente residente em Araguaína, do sexo masculino, 24 anos, com histórico de viagem pelo Pará, tendo apresentado sintomas clássicos da Covid-19. O paciente está em isolamento domiciliar.

Em Araguaína, segundo a SES, há dois casos suspeitos que estão em análise. Internado no Hospital Regional de Araguaína (HRA), um caminhoneiro em passagem pelo Tocantins passou por coleta de amostras que foram encaminhadas ao Lacen para diagnóstico, ainda aguardando por resultados. A morte de um paciente está em investigação. 

O Tocantins agora contabiliza 36 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (25), Araguaína (6), Cariri do Tocantins (1), Gurupi (1), Dianópolis (1), Paraíso do Tocantins (1) e Tocantinópolis (1). Atualmente, o Tocantins apresenta 2 óbitos, 15 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento e 19 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar, incluindo a paciente que estava internada em hospital da rede pública.

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 17h. O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins: http://coronavirus.to.gov.br