Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

O último domingo foi marcado pelo retorno da programação dos templos religiosos em Goiás, uma vez que o decreto do governo estadual nº 9.653, de 19 de abril de 2020,  permitiu as celebrações desde que respeitadas algumas condições, como limitação de pessoas, distanciamento e fornecimento de meios para higienização das mãos e calçados. 

Apesar da liberação, uma igreja em Goiânia optou por realizar um culto em estilo drive-in, ou seja, com as famílias dentro do carro. A celebração aconteceu no início da noite de domingo no estacionamento do complexo do Estação da Moda Shopping e contou com a presença de cerca de 80 veículos. As famílias ficaram dentro de seus carros e todos usando máscaras. Não foi permitido descer e, inclusive, eventuais saídas para o uso do banheiro foram controladas. 

Reverendo titular da igreja que organizou o evento, a Metodista Central em Goiânia, Edinei Berteli Reolon, explicou  que a iniciativa marcou o reinício das atividades presenciais de forma mais inclusiva, uma vez que o decreto estadual não permite, no templo, a presença de pessoas com mais de 60 anos ou que façam parte de grupos de risco. 

“Nós entendemos que as famílias como um todo estão precisando desse momento de reencontro e congregação. Talvez ele seja até mais necessário justamente a quem tem mais risco de desenvolver a doença a forma mais grave em caso de contágio, pois elas ficam mais assustadas com toda essa nova realidade”, comenta.

O evento teve caráter solidário entre os participantes e arrecadou 500 quilos de alimentos para serem doados às famílias que trabalham no comércio da região da 44, que permanece com as atividades limitadas à vendas on-lines e entregas por delivery. “Sabemos do impacto das mudanças na casa de quem depende do comércio e queremos ajudar”, diz o Edinei.

A realização obteve autorização da Prefeitura de Goiânia. Apesar de a capacidade do estacionamento do complexo Estação da Moda Shopping ser para 800 carros, a organização optou por limitar a entrada.