Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) recebeu 180 testes rápidos para detecção da Covid-19, causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2,  e está realizando os exames no Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Palmas. Os testes foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, que estipulou quais devem ser os grupos prioritários a serem testados. Até esta segunda-feira, foram realizados 21 testes, com apenas um resultado positivo.

Segundo as orientações do Ministério, a prioridade é dada aos profissionais de Saúde e de segurança pública que estão em atividade e que apresentam sintomas da Covid-19. Em seguida, podem se submeter aos testes pessoas que residam nos mesmos domicílios desses profissionais que testaram positivo para a doença. Idosos com 60 anos ou mais também devem ser encaminhados para a realização do exame, desde que também apresentem sintomas da síndrome gripal.

A assessora médica Katarina Fonseca, responsável pela regulação dos testes, explica que os exames são encaminhados ao Laboratório em casos suspeitos de Covid-19 que demostram sintomas a partir do sétimo dia. “Primeiramente, esses casos são atendidos nos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais da rede privada de Palmas e são notificados como síndrome gripal. Em seguida, são repassados à Central de Regulação, onde fazemos a avaliação e o agendamento dos exames no Laboratório”. A médica esclarece ainda que os resultados são informados e monitorados para a área de Vigilância Epidemiológica da Semus.

A biomédica Edith Ione Araújo Pontes, responsável técnica pelo Laboratório Municipal de Palmas, esclarece que os testes rápidos servem para detectar os anticorpos e, por isso, é necessário que a pessoa tenha iniciado os sintomas de Covid-19 há sete dias, no mínimo. “Chegando aqui, coletamos o sangue do paciente e, posteriormente, levamos ao laboratório, onde um profissional deposita pequenas quantidades do soro sanguíneo e de um líquido reagente no teste rápido. Em aproximadamente 30 minutos o exame é finalizado e já temos o resultado”, esclarece.

A biomédica explica que o exame pode ser feito também retirando-se algumas gotinhas de sangue do paciente, mas que a opção em utilizar o soro é mais segura porque é possível realizar retestes e comparar os resultados. Segundo ela, isso possibilita a armazenamento de informações sobre os casos e ajuda a verificar a assertividade dos exames.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, está prevista a entrega de mais testes de Covid-19 para os estados e municípios, o que deve ocorrer nos próximos dias. A Semus também está com um processo de compra de testes em andamento e a expectativa é que o Laboratório Municipal amplie sua capacidade de testagem nas próximas semanas.

A biomédica Edith Ione reforça que quanto maior o número de pessoas testadas, mais dados o poder público terá sobre a situação epidemiológica da população e, assim, poderá criar estratégias mais eficazes de controle da Covid-19 em Palmas.

Semus e Ceulp/Ulbra

O funcionamento do Laboratório Municipal de Palmas é fruto de um termo de cooperação técnica entre o Município e o Ceulp/Ulbra, em vigor desde o ano de 2017. Os profissionais, equipamentos e os insumos são fornecidos pela Semus e a instituição de ensino disponibiliza a estrutura física e também a colaboração técnica de profissionais.