No final da tarde dessa sexta-feira, 1° de maio, a Prefeitura de Porto Alegre do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ação de desinfecção de locais de circulação de pessoas.
De acordo com o prefeito Rennan Cerqueira, a ação é feita com hipoclorito de sódio, em órgãos públicos, praças, comércio e toda cidade. O objetivo, segundo informou o prefeito, é reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
A desinfecção é realizada com um trator equipado com uma espécie de "jato" pulverizador. Os operadores que fazem a aplicação, utilizam roupa de proteção.
Até o momento, Porto Alegre do Tocantins não tem registros de casos de Covid19. "Nossa comunidade é pequena. Nossa saúde é de atendimento básico, assim como a maioria das cidades do interior do Tocantins. Tomamos medidas de prevenção, adotamos o uso de máscaras, restringimos a abertura e algumas atividades de comércio. A população tem compreendido e isso nos fortalece no combate a epidemia. Essa ação de hoje é mais uma atitude que vem de encontro ao nosso trabalho de prevenção. Até o momento não temos registros de casos suspeitos em nossa cidade. Sabemos que a situação está se alastrando em vários municípios. Vamos continuar atuando com todas as medidas de prevenção", disse o prefeito.
Na tarde de quinta-feira, 30, o prefeito publicou o Decreto 31/2020, trazendo uma série de medidas no enfrentamento do vírus, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção fácil para comerciantes e seus colaboradores e recomendação do uso da EPI para a população, dentre outras decisões. Além disso, o prefeito, acompanhado do secretário municipal de saúde, Valentim Cardoso, distribuiu máscaras para os comerciantes.