Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Prefeitura de Miracema do Tocantins

Foto: Prefeitura de Miracema do Tocantins

O município de Miracema do Tocantins registrou o primeiro caso da covid-19. Trata-se de um caminhoneiro de 48 anos, morador da cidade. O caminhoneiro procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Sul) da Capital, onde foi notificado e em seguida encaminhado ao Hospital Geral de Palmas (HGP).

Na notificação consta que o caminhoneiro esteve recentemente em Caseara e Luzimangues e de acordo com informações da família, também transitou pelo estado do Maranhão. Ainda segundo a família, o trabalhador recém-diagnosticado com o novo coronavírus não esteve em Miracema nos últimos 2 meses, não tendo, portanto, contato com os familiares ou amigos que residem na cidade. Mesmo assim, o caso foi contabilizado para o município, tendo em vista ser um morador da cidade.

O comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus está em constante discussão e estudos sobre as próximas medidas a serem adotadas e anunciadas pela gestão municipal. O secretário municipal de saúde, Leal júnior, ressalta que 'por mais medidas que o município implante e tente fiscalizar é impossível obter sucesso se não pudermos contar com a consciência e colaboração das pessoas. É preciso levar a pandemia com mais seriedade”, frisa. 

É hora de redobrarmos os cuidados na Prevenção à Covid-19. O Tocantins está com status de transmissão comunitária do novo Coronavírus, fase em que não é mais possível localizar a origem da infecção, indicando que o vírus está circulando entre os indivíduos que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.