Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Diante do quadro de pandemia enfrentado pelo Brasil, da liberação do auxílio emergencial pelo governo federal e de relatos de aglomerações nas portas de agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) em Araguaína, o Ministério Público Federal (MPF) expediu, nesta segunda-feira, 4, recomendações destinadas à CEF e à prefeitura da cidade, com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus e proporcionar um atendimento mais seguro aos cidadãos.

Entre outras ações, o MPF recomenda que Prefeitura de Araguaína e CEF firmem parceria entre si e com órgãos de segurança pública para orientar e organizar a população que precisa de deslocar à agência bancária.

A CEF também deve criar mecanismo de agendamentos para os atendimentos e promoção da distribuição de senhas com hora marcada, evitando filas de espera fora do estabelecimento e adotar meios remotos como para informações, como atendimento por telefone, evitando assim que pessoas se desloquem ao banco apenas para receber informações sobre seu direito ao benefício.

CEF e prefeitura devem informar o acatamento ou não das recomendações em até três dias úteis e têm até cinco dias úteis para comprovarem a implementação as ações.