Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Mateus Oliveira Secretária Adriana em reunião virtual com os diretores das seis regionais contempladas com as formações Secretária Adriana em reunião virtual com os diretores das seis regionais contempladas com as formações

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) ofertará seis cursos de Formação Inicial e Continuada gratuitos na modalidade de Educação a Distância – EaD, por meio do Programa Novos Caminhos/Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Estão sendo oferecidos 360 vagas para os cursos de Agente de Alimentação Escolar, Assistente Administrativo, Assistente de Secretaria Escolar, Auxiliar Pedagógico, Contador de Histórias e Cuidador de Idosos. Cada Diretoria Regional vai ofertar dois cursos. As formações estão previstas para serem realizadas no período de maio a julho deste ano.

Os cursos foram lançados pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, em decorrência das ações para a prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus e de modo a atender ao novo contexto socioeconômico deflagrado pela pandemia da Covid-19.  

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, participou de reunião virtual com os diretores das seis regionais contempladas com as formações para reforçar o compromisso da gestão. “Os cursos trarão mais uma oportunidade de qualificação e capacitação para geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento regional”, destacou a Secretária.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas nas Diretorias Regionais de Educação até o dia 7 de maio. Para se inscrever, o candidato deve apresentar ficha de matrícula preenchida e assinada, além de RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade. A ficha de inscrição está disponível no site da Seduc.   

Os cursistas terão acesso às formações dentro da plataforma on-line http://sistemasead.to.gov.br, de forma que não haverá encontro presencial, para evitar aglomerações.

Seleção de professor e tutor

A Seduc informa, ainda, que será realizado processo seletivo para Professor de Educação a Distância e Tutor a Distância, que atuarão como profissionais bolsistas nos cursos FIC no Ambiente Virtual de Aprendizagem - plataforma EaD da Seduc. O edital com as informações sobre o processo seletivo está previsto para ser divulgado neste mês de maio.

Informações sobre os cursos FIC e seleção de professor e tutor bolsista podem ser adquiridas na Unidade Técnica Executiva de Ensino Técnico Profissionalizante da Seduc por telefone (63) 3218-6128 ou e-mail institucional pronatec@seduc.to.gov.br.

Cursos FICS para aluno

Cursos

Modalidade

Carga Horária

Formação Mínima para os Cursistas

Contador de Histórias

EaD

160

Ensino Fundamental completo

Auxiliar Pedagógico

EaD

200

Ensino Médio completo

Assistente de Secretaria Escolar

EaD

160

Ensino Fundamental completo

Cuidador de Idosos

EaD

160

Ensino Fundamental completo

Assistente Administrativo

EaD

180

Ensino Fundamental completo

Agente de Alimentação Escolar

EaD

200

Ensino Fundamental completo