Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Videoconferências fazem parte da estratégia de retomada do turismo

Videoconferências fazem parte da estratégia de retomada do turismo Foto: Seleucia Fontes/Manoel Junior

Foto: Seleucia Fontes/Manoel Junior Videoconferências fazem parte da estratégia de retomada do turismo Videoconferências fazem parte da estratégia de retomada do turismo

O ano de 2020 começou com grandes expectativas para o setor do turismo, que tinha previsão de crescimento em todas as regiões, incluindo no Tocantins, onde o Governo do Estado vinha atuando em diversas frentes de trabalho desde 2019, sendo que os frutos dessas ações de médio e longo prazo começavam a ser colhidos. A pandemia do novo coronavírus afetou o setor fortemente, e neste Dia Nacional do Turismo, 8 de maio, a palavra de ordem é reconstrução.

“Apesar dos desafios, estamos otimistas com a retomada do turismo doméstico. Acredito que o Tocantins será o Estado mais beneficiado, em função de suas características, como posição geográfica, baixa densidade demográfica, existência de atrativos de rara beleza onde é possível manter o controle do fluxo de visitantes”, pontuou o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, ao reforçar a preocupação do governador Mauro Carlesse com a segurança dos profissionais do setor, moradores dessas regiões e visitantes. “Estamos trabalhando no plano de retomada em parceria com prefeituras e entidades do setor, tudo será feito dentro de parâmetros de segurança”, reforçou.

O Tocantins possui atrativos únicos, com fervedouros, cachoeiras, chapadões, grutas e cavernas ainda por explorar, que atraem turistas amantes da aventura e da natureza, além de abrigar a segunda maior bacia hidrográfica do País, o que favorece o turismo de lazer e praia, bem como a prática da pesca esportiva. Isso sem falar de sua riqueza cultural, com diversas festas tradicionais realizadas ao longo do ano em diversos municípios.

De acordo com a superintendente de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, a retomada do turismo deverá ser pautada pelas viagens internas, sendo necessário um planejamento detalhado para valorizar os aspectos positivos do Estado para atrair o turista. Tom Lyra completou informando que o Governo do Estado hoje trabalha em duas frentes: apoio imediato, com ações que vão da distribuição de cestas ao favorecimento de acesso a linhas de crédito, e planejamento para a reabertura das regiões turísticas.

Plano de Ação

A Adetuc está desenvolvendo um plano para a retomada do turismo regional com ações de curto, médio e longo prazo. De imediato, está sendo realizada pesquisa de sondagem empresarial sobre os impactos da Covid-19 no setor e mobilização para capacitações on-line. A linha de crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), do Ministério do Turismo, disponibilizada via Agência de Fomento, foi ampliada para que os empresários possam aplicar os recursos no custeio de suas estruturas e pagamento de salários, e videoconferências estão sendo realizadas com prefeituras e empresários de todas as regiões turísticas, para discutir propostas conjuntas para o Plano de Retomada.

A médio prazo, período entre julho e setembro, serão lançados o Plano de Pesca Esportiva e o Roteiro de Observação de Aves, e inauguradas obras estruturantes no Parque Estadual do Jalapão. Estas ações serão fundamentais na atração de turistas segmentados e virão acompanhadas de promoções que atendam a necessidade de controle de fluxo nos atrativos.

Entre os meses de outubro e dezembro, será a vez de implementar um programa de marketing para incrementar a atração turística, entre outras atividades a serem discutidas com o trade turístico.