Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

O ano de 2024 começou com ótimas notícias para os trabalhadores da Área Reservada ao Comércio Ambulante (Arca) do Centro Comercial Popular da região de Taquaralto. A Prefeitura de Palmas iniciará nos próximos dias a construção da nova estrutura que abrigará os comerciantes ambulantes da área, que fica localizada próximo à Estação Javaé. A nova estrutura vai proporcionar mais conforto e segurança para os comerciantes e clientes. 

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), além da mudança estrutural com investimento em torno de R$ 800 mil, o projeto tem o objetivo de regulamentar o comércio informal da área, uma vez que os trabalhadores atuam há mais de 20 anos sem a devida regularização. A obra vai impactar positivamente 56 ambulantes que empreendem nos segmentos de lanchonete, restaurantes, acessórios de telefonia móvel, salão de beleza, oferta de outros produtos e artigos em geral. 

“As expectativas são maravilhosas. Até mesmo porque nós já estamos trabalhando com esse projeto em conjunto com a Prefeitura há mais de seis meses. Então, é uma promessa da prefeita Cinthia Ribeiro e podemos ver que a gestão dela é uma gestão que trabalha. Estamos confiantes que acontecerá essa obra,’’ ressaltou o comerciante Jean Charles Jurick Lima.

O secretário da Sedem, Tom Lyra, ressaltou que a ação de reestruturação atende ao compromisso firmado pela administração municipal. Ele reforçou que está no planejamento da pasta levar aos comerciantes credenciados cursos e oficinas de qualificação em diversas áreas, como gestão de negócios, vigilância sanitária e atendimento ao público.

O também comerciante da área Kleiton Silva lembrou das dificuldades com relação às condições de trabalho da estrutura antiga. “Estamos trabalhando aqui de forma provisória, mas já vimos a cópia do projeto e será uma obra muito bela. A reforma está sendo bem aceita e mudará a vida de todos os trabalhadores’.’

Durante essa fase de reestruturação do antigo espaço, a Prefeitura preparou uma estrutura provisória para não impactar nas vendas e renda dos comerciantes. (Secom Palmas)