Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Salões de beleza e barbearias podem prestar serviços em Palmas desde que sigam as recomendações de proteção à Covid-19

Salões de beleza e barbearias podem prestar serviços em Palmas desde que sigam as recomendações de proteção à Covid-19 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Salões de beleza e barbearias podem prestar serviços em Palmas desde que sigam as recomendações de proteção à Covid-19 Salões de beleza e barbearias podem prestar serviços em Palmas desde que sigam as recomendações de proteção à Covid-19

A Prefeitura de Palmas/TO informou nesta terça-feira, 12, que que salões de beleza e barbearias estão inclusos nas atividades essenciais, de acordo com decreto municipal vigente, e podem prestar os serviços seguindo as recomendações de proteção contra o novo coronavírus e evitando aglomerações.

Já as academias, segundo a prefeitura, continuam proibidas de reabrir. “Destacamos que não há nenhum entendimento ou novo decreto municipal permitindo a retomada das atividades das academias”, informou em nota.

A Prefeitura de Palmas informou ainda que, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), os municípios têm autonomia para regulamentar as medidas preventivas e quarentena. “Desta forma, em Palmas, os decretos municipais devem ser respeitados”, esclareceu.

Já o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos) também informou à reportagem do Conexão Tocantins, em entrevista nesta terça-feira, que não há possibilidade de reabertura de tais estabelecimentos na cidade. Por lá, salões, barbearias e academias estão totalmente fechadas, além de uma série de outros serviços e comércio.

O posicionamento das duas maiores cidades do Estado, e que concentram os maiores números de casos de Covid-19 (Araguaína com 351 e Palmas com 177) veio após o Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) incluir salões de beleza, barbearias e academias na lista de serviços essenciais, que, no entendimento do Governo Federal, podem continuar funcionando durante a pandemia.

O Governo do Estado eximiu-se, e informou em nota que “ essas atividades  são disciplinadas pelos Municípios. O Governo destaca que  já tem em vigor um Decreto que recomenda aos municípios o distanciamento social ampliado”.

A reportagem também questionou a Prefeitura de Gurupi, mas ainda não obteve resposta.