Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O uso da máscara é prioritário para o ambiente de trabalho

O uso da máscara é prioritário para o ambiente de trabalho Foto: Marcus Mesquita

Foto: Marcus Mesquita O uso da máscara é prioritário para o ambiente de trabalho O uso da máscara é prioritário para o ambiente de trabalho

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) iniciou nesta terça-feira, 12, a distribuição de 5,4 mil máscaras de tecido adquiridas para membros, servidores, estagiários e voluntários da Instituição. A medida faz parte do Plano de Ação da Defensoria Pública para o enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus no âmbito institucional.

As máscaras foram adquiridas visando o menor preço oferecido, no caso, R$ 4,30 (quatro reais e trinta centavos) a unidade. O fornecedor é de Palmas. Além das máscaras, as unidades da Defensoria em todo o Estado também recebem reforço para o estoque de álcool em gel 70%. 

A instituição optou pelas máscaras de tecido dupla face por serem recomendadas pelo Ministério da Saúde como equipamentos de proteção individual, já que o uso adequado cria uma barreira no rosto, o que colabora com a prevenção ao novo coronavírus.

Mesmo com o atendimento da Defensoria Pública feito a distância, a Administração Superior decidiu iniciar a distribuição tão logo recebeu as peças, tendo em vista que atendimentos presenciais podem ocorrer em casos excepcionais. 

O uso da máscara é prioritário para o ambiente de trabalho, mas todos da Instituição podem e devem usar a peça sempre que for necessário.

A indicação é que a máscara não seja utilizada por longos períodos no mesmo dia, por isso, serão entregues seis máscaras para membros e servidores, que atuam em horário de expediente normal, e três máscaras para estagiários e voluntários, que colaboram na Instituição em horário reduzido (geralmente meio período).

Uso correto da máscara

Existem orientações para que, ao usar a máscara, a pessoa esteja realmente protegida contra o novo coronavírus. Uma delas é que a máscara seja coloca no rosto de modo que cubra o nariz, a boca e o queixo. Cuidados durante o uso e até para retirar a máscara também são necessários para garantir a proteção.

A Defensoria Pública preparou um vídeo com orientações sobre o uso correto, disponível no canal da Instituição no Youtube (defensoriaTO) e também no link para acesso direto: https://www.youtube.com/watch?v=4oNV8c2sdgM.