Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

 

Após quase sete anos do lançamento dos consoles PlayStation 4 e Xbox One, novos videogames que devem liderar o mercado dos jogos na atual década finalmente estão com data marcada para os seus respectivos lançamentos.

Portanto, com a nona geração dos games para chegar às lojas ainda no fim de 2020, é hora de conhecer quais são as principais novidades já anunciadas para o PlayStation 5 e o Xbox Series X.

Função de retrocompatibilidade otimizada

De acordo com Phil Spencer, um dos diretores da Microsoft que trabalha no projeto do Xbox Series X, o novo console da empresa contará com compatibilidade com todos os games do Xbox One.

Quanto ao PlayStation 5, tudo indica que um sistema parecido também será colocado em prática para os jogadores. Segundo o site Comic Book (língua inglesa), especialista em videogame e cultura nerd, o novo console da Sony poderá ter retrocompatibilidade com os principais lançamentos do PlayStation 4. Oficialmente, ainda não foi falado nada sobre a retrocompatibilidade com os consoles anteriores, então a chance nesse sentido é baixa.

Sendo assim, ainda não se sabe se os jogadores terão o privilégio de jogar novamente grandes títulos que foram lançados como hits anteriormente, como por exemplo o clássico Final Fantasy VIII. Neste caso, porém, o game está disponível como remake para PlayStation 4 e tem um dos melhores passatempos secundários de videogame: o Triple Triad. Outro game do primeiro PlayStation que recebeu remake foi Resident Evil 2, um dos melhores jogos dos anos 1990.

Como arquitetura para a retrocompatibilidade geral pode ser um investimento complexo, o que foi opção na geração do PlayStation 4 foi disponibilizar os principais jogos da geração anterior em versão online da PSN e adaptada para a arquitetura do PS4. Entre outros clássicos de consoles antigos como exemplo, vale citar Red Dead Redemption (PS2) eGTA: San Andreas (PS2). A outra opção usada foi a remasterização, como em Last of Us.

Carregamento mais rápido

Uma das maiores críticas relacionadas à atual geração de consoles é que o tempo de carregamento geralmente é muito grande em jogos pesados, como God of War e as últimas duas edições de Uncharted.

O problema de lentidão quanto ao carregamento terá finalmente um fim com a chegada da próxima geração de videogames, pois o PlayStation 5 e o Xbox Series X contarão com o SSD como forma de armazenamento em oposição ao disco rígido (HD). Com o uso de armazenamento SSD, os jogos carregarão os dados muito mais rapidamente na página de loading, além da facilidade maior por parte de instalação dos games.

Também vale citar que essa tecnologia permite com que os jogos sejam menores, pois são lidos de maneira mais rápida pelo sistema e assim os games não precisam de dados multiplicados para rodar.

Outro upgrade será nos jogos em modo online, que estão cada vez mais dominando a tendência dos video games. O SSD faz com que a performance do jogo tenha uma resposta rápida e isso favorece a uma maior velocidade no modo multiplayer.

Uso do Ray Tracing

Técnica utilizada inicialmente no cinema, o Ray Tracing está sendo implementado aos poucos no mundo dos videogames e deve revolucionar a qualidade de imagem nos gráficos.

Definido como um tipo de renderização de gráficos 3D, a técnica permite com que os raios de luz de uma cena, que precisaria de altíssimo poder de processamento, seja simplificada através de algoritmos que simulam o trajeto desses raios de luz. Em outras palavras, o Ray Tracing se compromete a reproduzir luzes e sombras de maneira muito mais realista do que qualquer outra tecnologia vista anteriormente nos consoles.

A presença do Ray Tracing vai permitir com que cutscenes espetaculares se tornem algo rotineiro nos games de maior investimento, ponto que certamente trará um enorme traço de fidelidade em comparação ao mundo real.

Controle mais confortável para PS5

Em abril deste ano, a Sony divulgou oficialmente os detalhes referentes ao controle do PS5. DualSense e sem fio, ele mantém a estrutura dos controles de consoles anteriores, mas agora com um espaço muito maior para o gamer manusear o objeto.

Com um design que se assemelha um pouco com o formato do Xbox One, o novo controle da Sony inova em alguns aspectos e preza pelo conforto nas mãos dos gamers.

Uma das maiores novidades no controle do PS5 é a presença do feedback háptico em suas configurações. Dessa maneira, com esse dispositivo o gamer terá uma reação relativa ao tato como uma resposta ao que acontece na tela do jogo.

Com o feedback háptico, os jogadores sentirão a sensação através do controle com ações como um golpe de luta ou dividida pesada em um jogo de futebol. Através de vibrações, pulsações, pesos e outros elementos, a imersão por meio do joystick promete ser grande.

Xbox Series X

No próximo controle da Microsoft, haverá pilha ao invés de bateria recarregável. Para Jason Ronald, editor do programa de desenvolvimento do Xbox Series X, as pilhas trazem uma maior flexibilidade para os usuários.

Entre as novidades, o controle do Xbox Series X terá um novo design no D-Pad que promete uma maior performance e acessibilidade para os jogadores. Outro ponto é o fato de que o controle contará com um botão de compartilhamento instantâneo, o que torna a interação com a rede de jogadores muito mais rápida e natural do que nos consoles anteriores.

Assim como no PlayStation 5, o Xbox Series X também terá feedback háptico para incrementar na sensação de realidade dos games.

Nintendo

Enquanto a Sony e a Microsoft estão organizando os últimos detalhes referente ao lançamento de seus respectivos consoles, a Nintendo está bem longe do desenvolvimento de um novo videogame.

Como o Switch foi lançado em 2017, a Nintendo não tem nos seus horizontes a chegada de um próximo console. Segundo a empresa, o ciclo do Switch ainda está na metade, ou seja, o novo videogame só deve chegar em 2023.

Historicamente, a Nintendo adota um espaço entre cinco a sete anos entre os seus lançamentos. O Wii foi lançado em 2006, enquanto o Wii U veio em 2012. Com o fato de que o Switch só tem três anos de vida, faz total sentido o planejamento da empresa japonesa de lançar uma nova versão só daqui a três anos.