Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A taxa de desocupação do Tocantins no 1º trimestre de 2020 foi de 11,2%, aumentando 2,1 pontos percentuais em relação ao último trimestre de 2019 (9,1%). Isso significa que o estado tinha 81 mil pessoas sem trabalho até o final de março. Na comparação com os primeiros meses de 2019 (12,3%), houve queda de 1,1 ponto percentual. Esses dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgados nesta sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com a pesquisa, o nível de ocupação no Tocantins passou de 52,4%, para 51,1%. Nos últimos três meses de 2019, o IBGE estimava que 651 mil pessoas de 14 anos ou mais de idade estavam ocupadas. No 1º trimestre deste ano esse número caiu para 640 mil, ou seja, cerca de 11 mil pessoas ficaram sem trabalho.

A PNAD Contínua trimestral também registrou queda no número de desalentados. Segundo a pesquisa, tocantinenses que não procuraram trabalho por acharem que não encontrariam passou de 56 mil para 53 mil.

Empregados

Nos primeiros meses do ano, o número de empregados no setor privado, excluindo trabalhadores domésticos, caiu 8,4% no Tocantins, em comparação com o quarto trimestre de 2019. Conforme os dados do IBGE, 21 mil postos de trabalho foram desocupados.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada registrou uma redução de 5,4%, de 147 mil pessoas para 139 mil. Desse modo, o percentual de trabalhadores formais do total de empregados no setor privado ficou em 61,8%, no estado. No Brasil, esse índice é de 75%.

Na outra ponta, o percentual de tocantinenses que ocupavam postos de trabalho sem o registro formal ficou em 38,2%. A PNAD também registrou queda de empregados sem carteira assinada no primeiro trimestre do ano, em comparação com os últimos três meses de 2019. O número passou de 99 mil para 86 mil (-12,8%).

Conta própria

A pesquisa aponta ainda que o número de trabalhador por conta própria cresceu 3,7%, passando de 167 mil pessoas para 173 mil. Em percentual, a população ocupada do Tocantins trabalhando por conta própria ficou em 27,1%. No último trimestre do ano passado, o índice era de 25,7%.

Informalidade

A taxa de informalidade da população ocupada ficou em 43,9% no Tocantins. O índice ficou acima da taxa média nacional (39,9%). Para o cálculo desse indicador, a pesquisa considera como informais os empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada, empregados doméstico sem carteira de trabalho assinada, empregadores sem registro no CNPJ, trabalhadores por conta própria sem registro no CNPJ e trabalhadores familiares auxiliares.

Coleta por telefone

Em função da pandemia do novo coronavírus e de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o IBGE interrompeu a coleta presencial de todas as pesquisas no dia 17 de março de 2020. Desde então, foi instituído um plano de contingência para manter a realização da coleta das informações das pesquisas por telefone.

O número do telefone de contato para alguns domicílios visitados anteriormente pelo IBGE já constava na base de dados da PNAD Contínua. Através do pareamento da lista de domicílios da pesquisa com bases de dados disponíveis no próprio Instituto e diversas ações promovidas nos 27 estados, está sendo possível obter os telefones para realização da pesquisa.