Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Ampliando a participação na Agrotins 100% Digital, que ocorrerá entre os dias 27 a 29 de maio, o Ruraltins antecipa sua programação e realiza o Campo Online, com uma série de Lives, no Instagram @ruraltinstocantins, trazendo debates técnicos sobre temáticas diversificadas e de grande interesse aos produtores rurais.

Na segunda -feira, 25, às 10h, a ação terá início com um bate papo sobre “Oportunidades de Negociação na Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Estado (Ceasa), com a participação do presidente da pasta Thiago Dourado, da empresária Luciane da Silva, e dos engenheiros agrônomos do Ruraltins, Kin Gomides e Edmilson Rodrigues.

Há mais de dez anos em funcionamento na capital, a Ceasa abastece municípios do Tocantins e de outros estados, contribuindo para o escoamento da produção e das propriedades agrícolas, sendo um canal de comercialização, oportunidade de negócios, geração de emprego e renda para o setor rural, em especial aos pequenos produtores e suas organizações.  

Crédito Rural

Na sequencia o Campo Online trará para o debate a temática 'Acesso ao Crédito Rural', às 19h, com as participações do presidente da pasta Thiago Dourado, do gerente regional do Sicred, Diogo Pellisaro, e do engenheiro agrônomo Marco Aurélio, profissional da Gerencia de Crédito Rural do Ruraltins.

Considerado uma importante ferramenta para o incremento da produtividade, por meio das várias linhas de financiamentos disponibilizadas pelas instituições financeiras, o crédito rural pode tornar viáveis diversos projetos produtivos e expandir os negócios do produtor rural além das porteiras, aproveitando ao máximo o que a terra pode oferecer.

O Ruraltins vem desenvolvendo em vários municípios tocantinenses o Mutirão do Agrocrédito, facilitando assim o acesso dos agricultores aos financiamentos bancários, com a elaboração de projetos e acompanhamento técnico nas atividades escolhidas.

Ater Pública

Encerrando a série de Lives da segunda-feira, 25, às 20h, o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, entrará em campo falando sobre ATER Pública – Oportunidade de Desenvolvimento .no Campo, com o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, e com os extensionistas Kin Gomides e José Carlos Moraes, do Ruraltins.

Ao longo de décadas a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) vem contribuindo de maneira significativa para o crescimento social e econômico do homem do campo, em especial a agricultura familiar, levando serviços, mais conhecimentos e novas tecnologias às propriedades rurais. O contato direto dos técnicos extensionistas permite conhecer melhor a realidade dessas famílias e assim o meio rural vai se transformando, produzindo os alimentos que chegam a milhares de lares em todo país. 

Agrotins Digital

A Agrotins 2020 será 100% Digital e tem inicio a partir das 8 horas do dia 27, seguindo até 29 de maio, quando o produtor terá acesso a máquinas, insumos, palestras e até passeios virtuais pela feira na internet pela plataforma www.agrotins.to.gov.br. Nos três dias de Feira, haverá programação ao vivo das 8 às 18 horas, mas o conteúdo ficará disponível por mais 30 dias após o término do evento.