Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Produção de grãos, hortifrutigranjeiros e de pequenos animais são temas de cursos e palestras

Produção de grãos, hortifrutigranjeiros e de pequenos animais são temas de cursos e palestras Foto: Governo do Tocantins

Foto: Governo do Tocantins Produção de grãos, hortifrutigranjeiros e de pequenos animais são temas de cursos e palestras Produção de grãos, hortifrutigranjeiros e de pequenos animais são temas de cursos e palestras

O pequeno produtor terá espaço garantido na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020) 100% Digital para expor seus produtos e informar como o público pode adquiri-los. A Feira iniciará nesa quarta-feira, 27, e seguirá até a sexta-feira, 29, exclusivamente pela plataforma www.agrotins.to.gov.br.

Para conferir os produtos da agricultura familiar, basta acessar a plataforma e clicar em duas abas distintas: primeiro “Espaço dos pavilhões” e depois “Agricultura Familiar”. “Convidamos inicialmente 30 agricultores para fazer parte dos expositores. Com alguns gravamos vídeos, outros nos passaram os dados e nossa equipe os cadastrou na plataforma. Mas é interativo, aquele produtor que tiver mais facilidade com a tecnologia poderá acessar a plataforma e fazer o seu cadastro, informando os produtos e a qual associação ou grupo pertence. Será uma grande vitrine para o pequeno produtor sem dúvida”, explicou o diretor de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Carlos Antônio Martins.

O diretor ressaltou ainda que a Agrotins 2020 100% Digital foi planejada como se fosse na modalidade presencial e terá à disposição do pequeno produtor, não só o espaço para exposição de seus produtos, mas ainda oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio das palestras e cursos.  O conteúdo vai desde a produção de grãos à criação de pequenos animais, ou ainda produção de leite e de hortifrutigranjeiros, entre outros.

“Vamos ter uma série de palestras com destaque para a farmácia viva, na qual será abordada a questão da legislação e políticas públicas. Temos também a campanha Mulheres Rurais com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e vários membros de sua equipe com conteúdo voltado para a mulher rural”, destacou o diretor Carlos Martins.

“Esperamos que a agricultura familiar tenha um impulso, e passada essa pandemia, todos possam se reinventar, descobrindo novos meios de divulgar e comercializar seus produtos. É uma realidade que chegou para ficar e as pessoas também estão aprendendo a comprar desta maneira. A Agrotins 2020 100% Digital é um desafio, porém estamos fazendo com muita seriedade de forma que traga resultado não só para o Estado, mas também para o agricultor familiar”, complementou o diretor da Seagro.

Produtora

A agricultora familiar Regina Antônia Nepomuceno faz parte da Associação Nativa, cuja produção acontece no Projeto de Irrigação São João, localizado na zona rural de Porto Nacional, onde produz mandioca e uma variedade de frutas, entre outros produtos. Para ela, a Agrotins 2020 100% Digital é o espaço ideal para divulgar seus produtos nesse tempo de pandemia da Covid-19.

“O campo tem que continuar a produzir, senão não chega alimento na cidade. E a Agrotins 2020 100% Digital traz muita expectativa para o pequeno produtor rural. É uma oportunidade para nós porque precisamos mostrar nossos produtos, precisamos vender o que estamos produzindo”, concluiu.