Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Saúde Municipal de Araguaína já disponibiliza a nova vacina contra meningite para imunizar as crianças de 11 e 12 anos. São 16 unidades básicas de saúde (UBS) preparadas para aplicação da Meningo ACWY, que protege as pessoas dos quatro sorotipos mais graves da meningite bacteriana. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Samilla Braga, a nova vacina soma mais proteção ao que era aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS). “A Meningo C continua sendo aplicada às crianças de três e cinco meses e com reforço aos 12 meses, mas deixa de ser aplicada aos de 11 e 12 anos. Por isso, todos os que se enquadram na faixa etária, mesmo que já se vacinaram também poderão receber a ACWY”, explicou.

O município recebeu 1.000 doses, inicialmente, que são encaminhadas pela Secretaria Estadual de Saúde, e deve haver reabastecimento todos os meses.

Doença

A meningite é uma doença que inflama as meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados.

A bacteriana é causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos e é altamente contagiosa e geralmente grave. A infecção requer bastante cuidado pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a danos no cérebro mais grave deixando sequelas.

Sintomas e transmissão

A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.

A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com objetos e alimentos contaminados. Para evitar o contágio são as mesmas dicas da covid-19, entre elas lavar bem as mãos.

Onde tomar a vacina

UBS Avany Galdino da Silva (Rua Gonçalves Lêdo, nº 1.217 – São João);

UBS Bairro de Fátima (Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima);

UBS Couto Magalhães (Avenida Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães);

UBS Dr. Dantas (Rua CE, quadra 22, lote 1, Setor Jardim Costa Esmeralda);

UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã);

UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina c/ Rua L, Vila Aliança);

UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Rua 09, quadra 1, lote 1, Setor Dom Orione);

UBS Lago Azul (Avenida Araguaia, quadra 4, lote 02, Parque do Lago);

UBS Manoel dos Reis Lima (Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores);

UBS Manoel Maria Dias de Brito (Rua dos Ingaxixes, quadra 28, lote 1, Setor Cimba);

UBS Nova Araguaína (Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína);

UBS Novo Horizonte (Avenida Araguaia, s/nº, Novo Horizonte);

UBS Palmeiras do Norte (Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte);

UBS Ponte (Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte);

UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – (Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira);

UBS Setor Barros (Avenida Bernardo Saião, nº 1082, Setor Barros).