Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Cuidados adequados podem proteger o trabalhador e sua família da contaminação pelo coronavírus

Cuidados adequados podem proteger o trabalhador e sua família da contaminação pelo coronavírus Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Cuidados adequados podem proteger o trabalhador e sua família da contaminação pelo coronavírus Cuidados adequados podem proteger o trabalhador e sua família da contaminação pelo coronavírus

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a recomendação dos organismos globais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), é para que as pessoas fiquem casa. A medida serve para diminuir a velocidade de propagação do vírus, no entanto, nem todos os trabalhos podem ser desenvolvidos em home office, como é o caso dos profissionais da Saúde, policiais, fiscais, garis, entre outros.

A infectologista Rosângela Ribeiro dá dicas para evitar a propagação da doença no ambiente de trabalho e também para que os profissionais não acabem infectando seus familiares ao retornar para casa.

Ao sair

A primeira recomendação deve ser seguida já no momento de sair de casa, seja para o trabalho ou para uma saída inevitável, como a ida ao mercado ou farmácia: levar máscara de tecido e álcool em gel. Os itens são indispensáveis a cada saída. Durante o cumprimento do expediente de trabalho, a máscara deve ser trocada a cada duas horas ou menos, caso fique úmida.

Se possível, prenda o cabelo e evite acessórios como anéis, pulseiras, brincos e colares.

No trabalho

Superfícies de trabalho e objetos como telefones e teclados devem ser higienizados regularmente. Recomenda-se o afastamento de um metro e meio entre as pessoas.

 “Além disso, é recomendado permanecer de máscara, evitar tocar nas superfícies e no rosto, lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel”, explicou a infectologista Rosângela Ribeiro.

Ao chegar em casa

“Os sapatos devem ser deixados do lado de fora. Evite tocar nas superfícies e pessoas e tome banho imediatamente”, orientou a médica. As roupas usadas devem ser colocadas no cesto de roupa suja.

Outra dica é tentar manter o distanciamento e, se houver pessoas do grupo de risco em casa e não for possível o distanciamento, usar máscara em casa também.

Todos os acessórios como carteira, bolsa, óculos, chaves e celular precisam ser higienizados com álcool a 70%.