Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Tocantins já conta com 40 estabelecimentos registrados no SIE

Tocantins já conta com 40 estabelecimentos registrados no SIE Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu Tocantins já conta com 40 estabelecimentos registrados no SIE Tocantins já conta com 40 estabelecimentos registrados no SIE

Mesmo com o desafio da pandemia da Covid-19, empresários tocantinenses têm procurado registrar as indústrias no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), executado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Os dados mostram que durante todo o ano de 2019 cinco empresas buscaram esse registro, e este ano de janeiro até o momento já são quatro novos estabelecimentos adequados ao Sistema totalizando 40 em todo o Estado. Um deles, o primeiro abatedouro de aves caipiras melhoradas, foi inaugurado no dia 12 de maio, em Palmeirante.

A gerência de inspeção da Agência é responsável pelo registro e fiscalização das empresas que produzem matéria prima e aquelas que atuam desde a manipulação à embalagem dos produtos de origem animal tais como: carne, leite, pescado, ovos, mel e seus derivados, que fazem a comercialização no estado do Tocantins. “Temos uma equipe especializada para orientar sobre as normas exigidas na legislação e garantir que elas sejam cumpridas, bem como para acompanhar as indústrias periodicamente ou diariamente dependendo do segmento”, disse o gerente de inspeção animal, Antônio Caminha.

SISBI

Além do SIE, o Tocantins conta com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

A Adapec tem equivalência federal no serviço de inspeção, por isso pode certificar empresas com selos de inspeção municipal ou estadual, para expandir a comercialização dos produtos em todo o País. Atualmente, o Estado conta com cinco empresas aderidas ao Sisbi, habilitadas a comercializarem seus produtos de origem animal para todas as unidades federativas do Brasil.

Informações

Para o empresário que desejar mais informações sobre registro e ao selo de inspeção estadual, é simples. Acesse o site adapec.to.gov.br, no menu Área Animal e clicar no link inspeção animal. Lá estão disponíveis todos os serviços prestados pela área. O interessado também pode acessar nessa ferramenta “orientação processual completa” que contém informações técnicas necessárias para cada etapa de solicitação do selo de Inspeção Estadual.

Em caso de dúvidas, ligar para o telefone 3218-2138 ou enviar e-mail para adapecsia@gmail.com que suas solicitações serão respondidas pela equipe técnica da Gerência de Inspeção Animal da Adapec.