Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Acervo Semarh Os Boletins Diários trazem informações sobre as variáveis meteorológicas Os Boletins Diários trazem informações sobre as variáveis meteorológicas

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) passa a divulgar a partir desta quarta-feira, 27, através da sua página institucional, os Boletins Diários que trazem informações sobre as variáveis meteorológicas. Os informativos são um importante indicativo sobre os perigos de incêndios no Tocantins.

Os fatores de risco que estarão disponíveis no Boletim Diário vão indicar as variações de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar. Em relação à temperatura quanto mais alta ela for, maior será o risco de incêndios florestais.

A velocidade do vento também é um fator que influencia na propagação dos incêndios. As variações da velocidade do vento vão de 25 a 48 km/h e são classificadas como risco reduzido, quando há menos vento, e risco máximo quando ultrapassam os 48 km/h.  

Outro fator de propagação das queimadas é a umidade relativa do ar que pode variar de 40 a 16%. Existe uma relação entre o decréscimo da umidade relativa do ar e o aumento da velocidade de propagação do fogo, ou seja, quanto menor a umidade relativa do ar maior será o risco de queimadas.

Os Boletins Diários estão publicados nas redes sociais e site institucional da Semarh. Também serão enviados através de lista de transmissão do aplicativo whatsApp para extensionistas locais sendo eles: técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), chefes de brigadas, brigadistas, secretários de meio ambiente e agricultura municipais, diretorias regionais de educação, agentes de saúde, e ainda para imprensa e rádios locais.

Os riscos de incêndios serão identificados pelas cores: amarelo (Risco Moderado), alaranjado (Risco Alto) e o vermelho (Risco Muito Alto). A fonte dos dados é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A divulgação dos informativos segue até novembro, mês esperado para o início das chuvas. Os interessados em receber os Boletins Diários devem enviar nome completo, cidade que reside e o número de telefone whatsapp para o e-mail meioambiente@secom.to.gov.br.

(Matéria atualizada às 15h50min)