É possível para o pequeno produtor rural manter os frutos saudáveis nos pomares domésticos longe da mosca das frutas, a dica da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) é a utilização de armadilha caseira que poderá controlar ou até diminuir a incidência do ataque dos insetos quando são utilizadas em quantidades recomendadas por profissionais da área. O acessório, que serve como atrativo natural para esta espécie de mosca deverá ser pendurado na árvore e inspecionado a cada 10 dias.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Fruticultura da Agência, Helcids de Sá Reis, orienta com dicas de baixíssimo custo e utilizando atrativos naturais. “É simples e fácil de fazer. Para pomares domésticos o ideal é uma armadilha para cada 10 plantas. O material PET, plástico resistente para fabricação de garrafas, frascos e embalagens, é o indicado para a confecção da armadilha”, explica.
As principais frutas atacadas pelos insetos são: manga, laranja, tangerina, mamão, goiaba, jambo e seriguela.
Materiais necessários:
. Garrafa plástica transparente de refrigerante ( 2L);
. Pedaço de vergalhão de 20 ou 30 cm de ½ polegada;
. Régua de 30 cm;
. Caneta ou pincel para marcação;
. Pedaço de 30 cm de arame liso (recozido);
. Fonte de calor como exemplo boca de fogão;
Preparação:
Retire o rótulo da garrafa, se houver. Com o auxílio de uma régua e de uma caneta marcador permanente, meça o meio da garrafa a partir da base até antes do gargalo e marque quatro pontos equidistantes ou em cruz alinhados.
Na fonte de calor, aqueça a ponta do vergalhão e aplique, furando sobre os pontos marcados, fazendo giros de meia volta, com a finalidade de obter um furo no diâmetro do vergalhão. Dica: afinar a extremidade do vergalhão facilita o furo.
Prenda uma das extremidades do arame no gargalo da garrafa, logo abaixo do encaixe da tampa, sendo que a outra extremidade será usada para pendurar a armadilha na fruteira.
Isca atrativa
Antes de pendurar a armadilha na fruteira, o usuário deve abastecê-la com a isca, que nada mais é do que um atrativo alimentar. Existem várias possibilidades de iscas, segundo apresenta a publicação técnica da Embrapa “Armadilha PET para captura de adultos de moscas das frutas em pomares comerciais e domésticos”. São elas:
- proteína hidrolisada a 5%. Para preparar 500mL de solução, diluir 25mL da proteína hidrolisada em 475mL de água;
- melaço de cana-de-açúcar a 7%. Diluir 35mL de melaço em 465mL de água para preparar 500mL de solução;
- sucos de fruta, tais como suco de uva 1:4 (uma parte de suco para quatro partes iguais de água) ou suco de pêssego 1:10 (uma parte de suco para 10 partes iguais de água).
As moscas serão atraídas para o suco concentrado e acabam presas nas garrafas. Sempre que for fazer a troca da isca e descartar os insetos, fazer uma cova pequena e cobrir com o solo.