Cultura amplamente difundida no Estado, a soja ocupa lugar de destaque na produção de grãos no Tocantins, por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realiza por meio de medidas sanitárias e fiscalizações nas lavouras, o monitoramento da Ferrugem Asiática, principal praga que afeta a cultura da soja e que causa prejuízos econômicos aos produtores rurais.
Na safra 2019/2020, o Tocantins cultivou mais de um milhão de hectares de soja, e a Adapec garantiu nesta área, o monitoramento constante da ferrugem asiática, atestando assim, a qualidade e a alta produtividade da soja tocantinense. “Os inspetores de defesa agropecuária da Agência realizam rotineiramente, o monitoramento desta praga nas lavouras, a fim de mantermos o controle da doença no Estado,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
Segundo o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, para fortalecer o controle da ferrugem asiática no Tocantins, a Adapec implementou algumas medidas, que visam somar com as demais ações existentes no controle da ferrugem asiática e outras pragas no Estado. Entre estas medidas está a calendarização do plantio de soja com uma janela de plantio definida, prazo para cadastramento das áreas cultivadas e o vazio sanitário que é uma das principais formas de prevenção da praga.
Outro destaque desse trabalho de controle da ferrugem asiática no Tocantins é o plantio de soja nas várzeas tropicais durante o período de vazio sanitário. O Estado possui autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o cultivo de maneira excepcional para a produção de sementes e pesquisas nesta região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré.
“As várzeas tropicais possuem uma grande importância estratégica para o Tocantins, na produção de sementes de qualidade com alto grau e vigor de germinação que abastece hoje abastece o mercado interno e os estados vizinhos, por isso, mantemos constantemente o monitoramento de pragas nesta região durante toda a safra,” disse, Alberto Mendes da Rocha, acrescentando que nesta safra a perspectiva é de que sejam plantadas 60 mil hectares de soja.
Ferrugem Asiática da Soja
É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. O vazio sanitário é uma importante forma de prevenção da doença.