Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Têm início na próxima segunda-feira, 1º de junho, os cursos do Programa Novos Caminhos (antigo Pronatec), ofertados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Estão sendo contemplados com os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) 360 cursistas tocantinenses. A aula acontece às 15h, e será transmitida pelo Canal do Youtube - TV Seduc Tocantins. 

A Secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, comandará o evento on-line, que dá início aos seis cursos: Agente de Alimentação Escolar, Assistente Administrativo, Assistente de Secretaria Escolar, Auxiliar Pedagógico, Contador de Histórias e Cuidador de Idosos. 

Além da participação por vídeo do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Calau, serão exibidos depoimentos de alunos egressos da educação profissional do Tocantins, que já estão no mercado de trabalho.

O evento prevê ainda a palestra com o tema: Educação e Trabalho na Cultura Digital, ministrada por Aparecida Lacerda, consultora para projetos de educação, pedagoga (UFMG), especialista em gestão do conhecimento pelo Crie/UFRJ, pós-graduada em antropologia e desenvolvimento cognitivo na Universidade Federal Fluminense.  Aparecida possui vasta experiência com projetos de educação profissional e ações educacionais envolvendo a tecnologia. 

O programa 

Os seis cursos são gratuitos e ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) foi lançada por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, em decorrência das ações para a prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus e de modo a atender ao novo contexto socioeconômico deflagrado pela pandemia da Covid-19.  

Os cursistas terão acesso às formações dentro da plataforma on-line http://sistemasead.to.gov.br, de forma que não haverá encontro presencial, para evitar aglomerações.

Seleção de professor e tutor

A Seduc também realizou processo seletivo para Professor de Educação a Distância e Tutor a Distância, que atuarão como profissionais bolsistas nos cursos FIC no Ambiente Virtual de Aprendizagem - plataforma EaD da Seduc.