Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para auxiliar a comunidade tocantinense a tirar dúvidas sobre a Covid-19, o projeto de extensão Orienta + Covid-19 passará a atuar a partir desta terça-feira, 2. A proposta tecnológica visa esclarecer todas as dúvidas por meio de ligações, priorizando manter o bem-estar social, por meio de orientações que instruam a população no combate ao coronavírus.

O Orienta + Covid-19 é voltado para toda a população do Estado do Tocantins, com o propósito de atingir o maior número de pessoas com informações como, o momento de procurar ajuda médica, orientações sobre o recolhimento e auxílios quanto à prevenção. Para ter acesso, basta discar o número 0800 042 0528.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Michelle Pantoja, do colegiado do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), as expectativas são as melhores. "Estamos nos baseando em protocolos do Ministério da Saúde (MS) e artigos científicos. Esperamos atingir o maior número da população que tem dúvidas sobre o assunto e que possamos oferecer informações de qualidade para a comunidade que tiver acesso ao nosso 0800", pontuou.

O projeto capacita alunos a partir do 6º período de Medicina e estudantes do 4º e 5º períodos de Enfermagem, para que estejam preparados a atender telefonemas da comunidade com as principais dúvidas sobre a Covid-19, sempre com um professor disponível para auxiliá-los no que for preciso. Funcionará por meio de escalas, nas quais as chamadas serão direcionadas para o número pessoal do integrante.

A estudante de Medicina da UFT e integrante da Comissão Organizadora do projeto, Thaís Alvares, ressaltou a extrema importância do Orienta + Covid-19, tanto dentro da comunidade acadêmica como para o restante da população do Estado. "São informações rápidas e de fácil acesso. Não há necessidade que a pessoa se desloque de casa. O projeto pode ajudar muitas pessoas que têm dúvidas, além de diminuir a propagação de fake news", esclareceu.

O Orienta + Covid-19 surgiu a partir do projeto Telessaúde Covid-19, desenvolvido por estudantes e professores da UFT, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), com o envolvimento dos cursos de Medicina, Ciência da Computação e Enfermagem.