Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

um total de 7 respiradores e 10 monitores consertados chegaram a Palmas nesta terça-feira, 2, para utilização no tratamento da Covid-19 em unidades hospitalares do Tocantins. Para a capital foi direcionado 1 respirador e os 10 monitores. 5 equipamentos foram encaminhados ainda nesta terça-feira para entrega em Araguaína na manhã dessa quarta-feira, 3, às 8 horas, no Hospital Dom Orione. Também será entregue 1 equipamento em Xambioá. A manutenção foi possível por meio da iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Economia, das indústrias General Motors, Sousa Cruz e Votorantim Cimentos com a parceria do Senai.

Os equipamentos foram coletados e enviados após a mobilização do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e Economia, a logística de envio viabilizada pela Souza Cruz tendo o Senai como ponto de apoio para recebimento após adesão das unidades hospitalares no mês de abril. A Votorantim Cimentos patrocinou os recursos necessários ao frete dos equipamentos de volta para o Tocantins.

A estimativa é que cada respirador recuperado poderá atender até dez pessoas. Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. Todos os respiradores depois de recuperados são testados, certificados e validados por empresas especializadas que irão emitir o laudo de aprovado para uso imediato nos Hospitais de origem.