Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação O resultado do teste rápido é aproximadamente 15 minutos O resultado do teste rápido é aproximadamente 15 minutos

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Guaraí tem seguido as orientações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), para o diagnóstico laboratorial do Covid-19. A orientação para coletas de amostras é quando o paciente está na fase aguda da infecção, preferencialmente, do 3º ao 7º dia, após o início dos sintomas.

Em Guaraí, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do seu Laboratório de Análises Clínicas, adotou até a utilização do sistema de drive-thru para que não haja necessidade de as pessoas saírem dos carros. Os profissionais da saúde realizam também coletas nas residências do paciente sintomático, dependendo da situação da pessoa com suspeita.

Até esta terça-feira, 02, desde o início da pandemia, foram realizados 42 exames por testes rápidos e 117 exames por swab (feito pelas narinas e na garganta com um cotonete mais comprido).

O resultado do teste rápido é aproximadamente 15 minutos. O procedimento é feito da seguinte forma: o enfermeiro capacitado pelo laboratório coleta uma gota de sangue e coloca a amostra em uma cápsula. O Laboratório Municipal usa um aparelho para análise da amostra do material. Em seguida, o profissional envia o laudo para a equipe da Vigilância Epidemiológica, que informa o resultado ao paciente testado.

De acordo com estudos, nos primeiros dias, após o início dos sintomas, os anticorpos não são devidamente detectados pelo teste. Para atingir uma melhor precisão é necessário que o teste seja realizado entre o 3º ao 7º dia, após o início dos sintomas.

Além de incentivar o distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel, a Prefeitura de Guaraí tem investido na aquisição de insumos de proteção, equipamentos e estratégias para combate ao novo coronavírus. “Foram investidos cerca de R$ 923 mil, de recursos próprios, nas ações de saúde deste 1º quadrimestre de 2020”, informou a secretária municipal da Saúde, Marlene Sandri.