Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Estão abertas, até o dia 17 de julho, as inscrições com vistas à submissão de resumos para a II Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos (CEDH), que será realizada em Coimbra, Portugal, nos dias 12 e 13 de outubro de 2020. O evento é uma organização conjunta do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), da Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e do projeto Law & Social, LAB.

O tema da CEDH deste ano é: “Agenda 2030: um novo capítulo para a evolução dos direitos humanos”. O evento busca proporcionar a investigadores, acadêmicos, estudantes, profissionais e agentes políticos, uma reflexão integrada sobre os objetivos da Agenda 2030, como estratégia para alcançar as metas propostas nos 17 “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas e adotados, em 2015, por 193 países.

As inscrições para participação de autores e coautores na CEDH 2020 podem ser feitas no site oficial da Conferência (www.cedh.pt), nas modalidades: apresentação presencial, apresentação virtual, mesa-redonda e publicação sem apresentação. Os trabalhos serão aceitos em cinco eixos temáticos: pessoa, planeta, prosperidade, parcerias e paz, que juntos abarcarão tanto os 17 ODS como a Agenda 2030.

Publicações

Além da participação no CEDH 2020 e certificados, a inscrição inclui a publicação dos resumos apresentados em formato e-book com ISBN português e a publicação dos artigos científicos em revista com grau de classificação Qualis A2.

A Comissão Organizadora informou que foram disponibilizadas cinco bolsas de inscrição para submissão de trabalhos com um único autor na modalidade participação presencial. Os interessados em concorrer a uma das bolsas devem enviar uma carta de motivação e atender aos requisitos de avaliação disponíveis no site da Conferência.

MPTO e CEDH

Esta é a segunda vez que o MPTO participa da CEDH. Em 2019, a Conferência propôs uma reflexão sobre a Organização Internacional do Trabalho, das Nações Unidas, ao abordar o tema “OIT – 100 anos depois”. O CEDH 2019, também realizado em Coimbra, contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas de todos os continentes.