Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Unidade Armazenadora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Rio Formoso/TO recebeu, entre fevereiro e maio deste ano, 17.400 toneladas de arroz em casca. Localizado no sul do estado, o armazém atendeu, na safra 2019/2020, aos produtores rurais dos municípios de Formoso do Araguaia e Dueré, com serviços de secagem, armazenagem e expedição de produtos, com preços competitivos em relação aos praticados por empresas privadas.

O arroz armazenado na unidade movimentou um total de 717 cargas. Após a secagem do cereal, o saldo foi de aproximadamente 14.700 toneladas de arroz disponíveis para comercialização. A prestação de serviços a terceiros resultou em uma receita de mais de R$ 1 milhão.

A Unidade Armazenadora (UA) de Rio Formoso é estratégica para o desenvolvimento social e econômico da região sul do Tocantins, gerando empregos e proporcionando aos produtores rurais serviços de secagem, armazenagem e expedição de produtos. Está localizada no centro do projeto Rio Formoso (projeto de arroz irrigado). A UA tem capacidade estática de 28 mil toneladas a granel e quatro mil toneladas de armazenagem convencional.

Apesar das medidas decorrentes da situação de pandemia, a UA de Rio Formoso mantém suas atividades, garantindo a prestação de serviços aos produtores rurais da região. Neste período, foram adotados os cuidados necessários para prevenir o contágio pelo coronavírus, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).