Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Em Palmas, lojas, varejo e outros segmentos reabrem nesta segunda em Palmas (Foto: Edu Fortes)

Depois de mais de dois meses com parte das atividades econômicas impedidas de funcionar devido à pandemia do novo coronavírus, Palmas e Araguaína retomam nesta segunda-feira, 8, as atividades do comércio. Em ambas as cidades, no entanto, há protocolos determinados pelo poder público para a reabertura dos estabelecimentos.

As duas cidades são as que mais registram casos de covid-19 no Tocantins. Araguaína é a principal, com 2.347 casos e 23 óbitos. Já Palmas tem 793 casos e 8 mortes provocadas pela doença.

Palmas

Na capital, de acordo com decreto da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), reabrem nesta segunda-feira, comércio varejista, concessionárias e lojas de departamento. Para isso, os responsáveis pelos estabelecimentos devem assinar um termo de responsabilidade e seguir os protocolos de segurança específicos para cada setor.

Entre as regras na capital ficou definido que os trabalhadores do comércio que utilizam o transporte público deverão trocar de roupa ao chegar ao local de trabalho. As lojas também deverão adotar três jornadas de trabalho distintas para os colaboradores. Segundo a prefeitura, essa medida é para evitar lotação no transporte público.

Em todos os estabelecimentos os colaboradores devem trabalhar com máscaras de proteção; deverá haver álcool em gel disponível para os clientes, além de toalha umidificada de hipoclorito de sódio a 2% (dois por cento), para higienização e desinfecção de sapatos na entrada do estabelecimento.

Nos bares e restaurantes, os garçons não poderão entregar pratos, talheres e copos diretamente aos clientes, e a comida deverá ser deixada na mesa e não servida no prato. Mesas devem ser posicionadas com distanciamento mínimo de 2 metros.

Na capital, a retomada das atividades é gradual. Outra parte dos estabelecimentos, como shoppings centers, restaurantes, academias e escolas de natação e esportivas, irão abrir a partir do dia 15 de junho. Entretanto, a reabertura de praias, parques e praças, que também aconteceria nesta segunda-feira, foi adiada, sem data prevista para reabertura.

Araguaína

Em Araguaína a prefeitura também instituiu termos de responsabilidade para os empresários que reabrirem. Os responsáveis deverão comunicar à Secretaria Municipal de Saúde casos de colaboradores com suspeita de covid-19, além de inscrever pelo menos um em cada dez funcionários em um curso online que será disponibilizado pela Prefeitura.

Os empregadores não poderão manter funcionários do grupo de risco trabalhando dentro dos estabelecimentos e só será permitida uma pessoa a cada dez metros quadrados dentro das lojas. Barbearias, salões de beleza e afins deverão manter as cadeiras de atendimento a dois metros uma da outra e só será permitida uma pessoa na fila de espera por atendimento.

Também foram instituídos três horários distintos para abertura de estabelecimentos divididos em grupos de atividade. Lojas de produtos agropecuários, materiais para construção, mercearias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e centros de abastecimento de alimentos vão abrir das 7h às 16.

Distribuidores de bebidas; veículos, máquinas e peças; serviços de manutenção de eletrodomésticos; comércios atacadistas; lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos; grandes magazines e grandes lojas de variedades abrem das 8h às 17h. Já petshops; lojas de suplementos naturais; escritórios em geral; lojas de vestuários, calçados e utilidades domésticas; joalherias, relojoarias e micro e pequenas empresas que comercializem outros produtos irão funcionar das 9h às 18h.

Em Araguaína também é obrigatório o uso de máscaras de proteção para colaboradores e clientes, além da disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.