Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A jornalista e poetisa, Ceila Menezes, que atualmente mora em Dianópolis, no Sudeste do Tocantins, e atua na assessoria de comunicação do município, além de outras cidades da região, participou de um concurso literário “Produções em Tempos de Isolamento” do projeto de extensão “Compartilhando Leituras,” da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que avaliou produções voltas ao momento de enfrentamento da pandemia.

De acordo com a publicação no portal da Universidade, foram recebidas 676 inscrições de todas as regiões brasileiras, além de países como Angola, Estados Unidos e Portugal. O público também foi diverso: desde alunos da escola básica até professores universitários.

A banca avaliadora, que escolheu as produções, foi coordenada pelo decano do CFCH, Marcelo Macedo Corrêa e Castro, professor titular de Didática da Língua Portuguesa da Faculdade de Educação (FE), e por professores, equipe técnica da Decania do CFCH e extensionistas do projeto.

O concurso elegeu cinco melhores produções, que receberão prêmios e terão seus textos publicados em um e-book, do projeto Compartilhando Leituras. Outros 26 textos finalistas também serão publicados no e-book. Os autores participarão de uma roda de conversa na UFRJ, assim que forem retomadas as atividades presenciais. 

Entre as 26 produções finalistas, o poema “Dorme que passa”, da jornalista e poetisa, Ceila Menezes. “Um sentimento de felicidade toma conta da gente. Passa um filme na cabeça né. Desde criança escrevo minhas poesias. Já são mais de 200 poemas escritos. Saber que meu poema foi escolhido entre mais de 600 produções, incluindo escritores de outros países, enche meu coração de gratidão. A literatura sempre foi uma paixão, um amor. Escrever é como se estivesse em uma viagem constante, onde conheço lugares, retomo momentos etc. É algo que não se explica. Uma honra compor o e-book do projeto Compartilhando Leituras, com uma obra minha, destacou.

O poema enviado pela jornalista, escolhido pela banca avaliadora, retrata o momento de isolamento social e faz uma reflexão sobre os valores que importam na vida. “Fiz o poema sem saber da existência do concurso. Minha irmã viu a publicação da UFRJ, me marcou e eu fiz o cadastro. Hoje recebi a confirmação por parte da equipe avaliadora, que meu poema estaria entre as produções que vão compor o e-book. Acredito que será um grande incentivo para que eu invista na publicação do meu livro de poesias”, disse.