Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Reprodução/ Instagram Membros de comissão protestaram cobraram lançamento de novo edital do concurso Membros de comissão protestaram cobraram lançamento de novo edital do concurso
  • Faixas foram exibidas também em frente à Assembleia Legislativa

Uma comissão formada por pessoas que cobram a realização de um novo concurso público para a Polícia Militar do Tocantins (PM) realizou na manhã desta terça-feira, 16, um ato em frente à Assembleia Legislativa e Palácio Araguaia - sedes dos poderes Legislativo e Executivo do estado.

Os manifestantes cobraram que o Governo lance um edital e as inscrições imediatas de um novo certame ainda em 2020. “Segurança pública não é gasto, mas sim investimento”, dizia uma das faixas exibidas pelo grupo em frente às sedes dos poderes.

Anulado

Com 1.040 vagas e mais de 70 mil inscritos, o último concurso da Polícia Militar foi lançado em 2018, mas acabou sendo anulado depois que foi constatada a suspeita de fraude na aplicação das provas objetivas. Antes deste, o derradeiro certame promovido pela PM ocorreu em 2013, com o preenchimento de 300 vagas.

Atualmente, a PM do Tocantins conta com efetivo de cerca de 3,4 mil integrantes, enquanto que o ideal, segundo a  Lei Estadual nº 2.944/2015, seria de, pelo menos,  9 mil policiais.

Novo certame

No mês de outubro de 2019, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, anunciou o lançamento de um concurso com mil vagas para soldado e oficial, mas até agora, não há cronograma para realização do concurso.

Já em em janeiro deste ano o governador Mauro Carlesse (DEM) sancionou uma lei que aumenta de 30 para 32 anos, a idade máxima para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Tocantins. Com isso, candidatos que estavam na idade limite para ingresso nas corporações quando fizeram o concurso em 2018, poderiam fazer novamente este ano sem prejuízo caso fossem aprovados.

A realização de um novo concurso para a PM está autorizada desde o mês de dezembro de 2019. No final da manhã desta terça, após o ato, representantes da comissão foram chamados para uma reunião no Quartel do Comando-Geral da PM (QCG).