Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Milton Neris mais uma vez criticou a postura da atual gestão da Prefeitura de Palmas com relação à pandemia

Milton Neris mais uma vez criticou a postura da atual gestão da Prefeitura de Palmas com relação à pandemia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Milton Neris mais uma vez criticou a postura da atual gestão da Prefeitura de Palmas com relação à pandemia Milton Neris mais uma vez criticou a postura da atual gestão da Prefeitura de Palmas com relação à pandemia

O vereador Milton Neris (PDT) disse na manhã desta quarta-feira, 17, na tribuna da Câmara dos de Palmas, que a população do município vive com medo, com a incerteza do amanhã e está à mercê da sorte na luta contra o novo coronavírus, causador da covid-19. Segundo ele, os casos positivos só aumentam, enquanto muitas pessoas acreditam na falsa sensação de controle nas ações do poder público.

Milton Neris mais uma vez criticou a postura da atual gestão da Prefeitura de Palmas com relação à pandemia. “Não está tomando os devidos cuidados na proteção da nossa população e finge que as coisas não estão acontecendo. A gestão está mais preocupada em notícias falsas (fake news) do que no enfrentamento, pois vai às redes sociais e em televisões mentir, dizendo que está tudo sob controle”, advertiu.

Segundo o parlamentar, já se passaram 90 dias de pandemia e a prefeita apenas faz “control c” e “control v” (ctrl c, crtl v) de medidas adotadas pela Prefeitura de São Paulo e pelo Governo de São Paulo, que são do mesmo partido, o PSDB. “Em função de ideologia política quer impor medidas que não condizem com nossa realidade, enquanto todos nós palmenses ficamos com medo em casa sem perspectivas claras e ações concretas, como abertura de UTI e leitos clínicos, caso a venhamos a necessitar, ou tratamento, caso venhamos a ser contaminados”, apontou.

Neris diz que mesmo temerosa, a população tem deixado de procurar as unidades de saúde. “Recebo diariamente denúncias de pessoas que foram às unidades de saúde e não fizeram testes, foram mandadas de volta para casa para se isolarem. Sabemos que há subnotificação, a sociedade sabe disso, mas a Prefeitura nega. Ou será que a Fiocruz, uma instituição respeitadíssima mente? Duvido, pois ela se baseia em dados técnicos”, argumentou.

Segundo Milton Neris, até esta última terça-feira, 16, um total de 12 pessoas já morreram de Covid-19 em Palmas, além de sete que morreram, mas até hoje, segundo ele, não foram revelados os motivos exatos dos óbitos. E sabemos que 78% da população tem medo, provado em pesquisa, propensa a um AVC dentro de casa.

De acordo com o vereador, o laboratório municipal teria capacidade de fazer 150 testes por hora, e ontem, terça-feira, foram feitos 400 testes na cidade. “Mas não nas unidades de saúde, mas por uma pesquisa de amostragem pela Fundação Escola de Saúde. Cadê os testes? O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção”, alertou.

“Onde estão os kits?”

Neris indagou ainda onde estão os 10 mil kits adquiridos pela gestão, os 15 mil kits doados pelo Tribunal de Justiça e os 129 mil kits que o governo federal mandou para o Lacen. “A gestão insiste em gastar dinheiro, já foram mais de R$ 13 milhões com a Covid, mas não aponta os resultados. Quantos respiradores foram adquiridos, quantos médicos ou enfermeiros ou técnicos de enfermagem contratados, quantos leitos de UTI e leitos clínicos foram abertos, cadê os drive thru, a exemplo de outros municípios ou estados, cadê a assistência social para quem está com medo”?, cobrou.

Para ele, os números apresentados pela gestão são insignificantes diante do contexto geral da pandemia em Palmas. “Muito já devem ter curado da Covid pela sorte ou por automedicação. Precisamos lutar para sair desta crise e vencer este inimigo invisível e termos nossa liberdade de cuidar das nossas vidas. Se depender do poder público, estamos perdidos”, lamentou.