Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cerca de 90% das solicitações de seguro-desemprego feitas em maio de 2020 foram via aplicativo

Cerca de 90% das solicitações de seguro-desemprego feitas em maio de 2020 foram via aplicativo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cerca de 90% das solicitações de seguro-desemprego feitas em maio de 2020 foram via aplicativo Cerca de 90% das solicitações de seguro-desemprego feitas em maio de 2020 foram via aplicativo

Desde 14 de maio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) passou a atender os casos de divergência nos pedidos de seguro- desemprego feitos via aplicativo, por e-mail. A medida solucionou a maioria dos casos possibilitando aos trabalhadores o acesso ao seu direito, sem precisar entrar em contato com a central nacional.

Cerca de 90% das solicitações de seguro-desemprego feitas em maio de 2020 foram via aplicativo, devido à suspensão do atendimento presencial em virtude da pandemia da Covid-19. No referido mês, o Sine Tocantins resolveu 2.283 casos de divergência no Estado.

De acordo com a gerente das unidades do Sine Tocantins, Meire Bezerra, na maioria dos casos o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (meio pelo qual o pedido do seguro-desemprego é realizado) trás a notificação de ‘aguardando confirmação no posto’, nessa situação é necessário a apresentação de toda documentação para dar entrada no seguro. Outra intercorrência comum é a divergência de informações gerais no pareamento de dados com a Receita Federal, que podem ser devido a erro de digitação na criação do Cadastro de Pessoa Física – CPF. Sobre o assunto a gerente comenta: “Anteriormente quanto essas situações aconteciam o trabalhador só podia solucionar o problema entrando em contato com a central nacional, mas desde a criação do atendimento via e-mail a maioria dos casos tem sido resolvidos por nossas equipes estaduais”.

Buscando solucionar as dúvidas mais comuns dos trabalhadores que precisam acessar o seguro, a Setas realizará na próxima terça-feira, 23, às 15h, a Live do Emprego no Instagram @setastocantins.

Participam do momento a gerente Meire Bezerra que  falará sobre o Seguro Desemprego e o palestrante e orientador profissional A’eronssaytt Oliveira com dicas do mercado de trabalho.

Caso o trabalhador tenha alguma dúvida que deseje ver respondida na live pode enviar perguntas pelo e-mail trabalho@secom.to.gov.br

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo aplicativo.

Vale lembrar ao trabalhador que o meio inicial para acessar o benefício continua sendo o aplicativo. O requerente precisará ter um celular com sistema operacional ANDROID/IOS, entrar nas lojas de aplicativo do celular, baixar o aplicativo Carteira de trabalho Digital, Entrar com o acesso GOV.BR. Se ainda não tiver a senha, fazer cadastro para obter a senha de acesso e fazer o Login, usando o CPF e senha. O processo é autoexplicativo e caso o trabalhador tenha dúvidas pode acessar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-para-solicitar-seguro-desemprego-pelo-aplicativo/.

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo computador

Para acessar o direito via computador o trabalhador pode entrar no link https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect= . Nele se encontra o passo a passo para criação da senha de acesso ao Portal Emprega Brasil (Gov.br) e o restante do processo é igual ao do aplicativo. Se o trabalhador já tiver a senha clica no ícone e parte para o próximo passo.

E-mails para casos em que o aplicativo acusa divergência.

Palmas

segurodesemprego.sinepalmas@gmail.com

segurosinetaquaralto@gmail.com,

Guaraí

 segurodesemprego.sineguarai@gmail.com,

Araguatins

 segurodesemprego.sinearaguatins@gmail.com,

Dianópolis

 seguro.sinedianopolis@gmail.com,

Araguaína

seguro.sinearaguaina@gmail.com,

Gurupi

 sdsinegpi@gmail.com,

Paraíso do Tocantins

 sdparaisoto@gmail.com

Porto Nacional

sineporto@hotmail.com

Documentação para ser enviada por e-mail em caso de divergência

A documentação deve ser escaneada em PDF (mínimo 600dpis) em boa qualidade e legível. Não é permitido foto da documentação;

Requerimento de Seguro Desemprego (Assinado e carimbado pela empresa e pelo trabalhador) as 2 páginas;

Termo de Rescisão (Assinado e carimbado pela empresa e pelo trabalhador) as 2 páginas;

Três últimos contracheques (não é obrigatório, porém serão usados os dados contidos no requerimento de seguro para calculo das parcelas);

RG;

CPF;

CTPS (página dos dados pessoais, último contrato e alteração de salário ou anotações gerais se houver);

Extrato analítico, ou código de saque ou comprovante de saque FGTS;

Comprovante de endereço;

Telefone para contato.