Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A coordenadora nacional do Prêmio, Adriana Aguiar, destacou os objetivos do certame e reforçou as novidades este ano

A coordenadora nacional do Prêmio, Adriana Aguiar, destacou os objetivos do certame e reforçou as novidades este ano Foto: Matheus Oliveira

Foto: Matheus Oliveira A coordenadora nacional do Prêmio, Adriana Aguiar, destacou os objetivos do certame e reforçou as novidades este ano A coordenadora nacional do Prêmio, Adriana Aguiar, destacou os objetivos do certame e reforçou as novidades este ano

Em uma live realizada na tarde desta segunda-feira, 22, pela plataforma Conviva Educação, educadores de todo o país puderam sanar dúvidas acerca da proposta do Prêmio Gestão Escolar para o ano de 2020. O objetivo do encontro virtual foi reforçar a importância da participação das unidades escolares no certame, que tem inscrições abertas no site do PGE até 15 de agosto.

Foram convidados para o bate-papo, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, Adriana Aguiar, que é coordenadora nacional do Prêmio; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime); e Allan Torres, coordenador de desenvolvimento de cooperação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e a Cultura (OEI).

Adriana Aguiar falou dos objetivos do certame e reforçou as novidades para este ano. “O foco dessa edição especial do Prêmio está na valorização das respostas à pandemia, o que quer dizer que, diferentemente das edições anteriores que tinham como referência as ações do ano anterior, este ano estaremos avaliando as ações realizadas em 2020. Apesar das dificuldades, temos certeza de que as redes e escolas estão conseguindo encontrar soluções criativas e inovadoras para suas localidades. Queremos dar visibilidade a esses esforços, valorizando o empenho das equipes escolares na solução dos desafios impostos, de forma comprometida com a continuidade da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores e colaboradores”, destacou.

Presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia frisou a responsabilidade das secretarias municipais de educação no processo de incentivo à participação. “As redes e secretarias têm que fomentar a mobilização, chamar os gestores e mostrar a importância de fazer essa reflexão sobre o processo que estamos vivendo. Devemos pensar e repensar as nossas atitudes e valorizar o olhar de transformação das equipes, que fazem a Educação chegar aos estudantes mesmo distantes”, pontuou.

Já Allan Torres finalizou reforçando a ideia central do certame. “Estamos buscando por inovação, mas não estamos falando de computador e internet, pois inovação não se limita a isso. Procuramos inovação que vai além, como professores que usam carro de som, que vão de porta a porta, que estão além da escola, para dar voz em todo o Brasil e também fora do país para mostrar como isso deu certo na educação”.

A live foi transmitida no Facebook pela plataforma Conviva Educação, que é um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias.

Inscrições

Poderão se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. As inscrições vão até o dia 15 de agosto.

Para participar, a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br, enviando relato de experiência sobre as soluções encontradas pela escola para a continuidade das atividades escolares durante o afastamento social. Além do relato, a escola deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos, para enriquecer a sua proposta.

Uma das novidades deste ano é que além do diretor escolar, serão premiados o coordenador pedagógico e quatro professores que formam as equipes escolares.

O Prêmio

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.

Parceiros

São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020 Conselho Britânico, Bett Brasil, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).