A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, notificou nesta terça-feira, 23, uma empresa de disk entulho da cidade por realizar o descarte irregular de lixo doméstico com resíduos da construção civil. Os fiscais ambientais receberam denúncia da irregularidade e orientaram a empresa a proceder de forma adequada.
“As empresas de disk entulho, que fornecem containers a obras para recolhimento do material de construção, são orientadas a não misturar os resíduos da construção civil com material doméstico comum, como a maioria não cobre os containers de forma adequada, muita gente se aproveita do recipiente aberto e deposita lixo doméstico”, explicou o superintendente municipal do Meio Ambiente, Orialle Barbosa.
A empresa foi orientada a realizar de imediato a limpeza e a cobertura de todos os contêineres disponibilizados em obras de construção civil para evitar o armazenamento de outro material.
Impactos ambientais
A junção do resíduos da construção civil ao lixo comum resulta na poluição ambiental do solo, provocando impactos como a inutilidade da terra e a transmissão de doenças com o aumento da proliferação de vetores.
Além disso, o descarte incorreto pode provocar também poluição atmosférica, com o aumento do mau cheiro provocado pelos resíduos e outros prejuízos ao lençol freático.
Destino adequado
É de responsabilidade do proprietário da obra de construção civil a destinação adequada do material produzido durante a execução do serviço, conforme orientado pela Secretaria de Meio Ambiente na emissão da licença ambiental. Boa parte das pessoas terceirizam para as empresas de disk entulho o recolhimento dos resíduos das obras.
A recomendação para o descarte do lixo comum é o de armazenar em sacos plásticos resistentes que serão recolhidos conforme cronograma definido pela empresa responsável pelo recolhimento nos bairros da cidade.
“Após recolhido pelo serviço de limpeza pública, o lixo doméstico é levado ao aterro sanitário do Município, localizado às margens da BR-153. No caso, dos entulhos de material da construção civil, a destinação é o aterro de resíduos inertes, na TO-222, sentido Filadélfia, por isso a recomendação é não unir os dois tipos de resíduos, que têm formas diferente de armazenamento, recolhimento e destinação”, concluiu Barbosa.
Disk Meio Ambiente
A população pode ajudar a coibir os crimes ambientais realizando o descarte adequado do lixo comum e denunciando à Secretaria de Meio Ambiente do Município caso flagrar alguém descartando lixo de maneira errada.