Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

Para o lavrador Acelino Marques da Silva, 66 anos, o título é um documento que comprova a posse legal de sua propriedade. "É como se fosse uma identidade ou CPF e tem toda a legalidade que garante meu direito ao imóvel”, disse o morador do Distrito de Buritirana, em Palmas, que finalmente recebeu o título definitivo registrado em cartório da terra em que reside há mais de dez anos, durante evento realizado na Escola e Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, na manhã de sábado, 27. 

A também lavradora Maria Aparecida Ramos, 71 anos, considerou que agora sua condição de proprietária melhora muito a vida. “É importante. A gente tem segurança de trabalhar no que é nosso mesmo, não é? Faz muito tempo que a gente esperava por esses títulos”, avaliou.

No total são 41 famílias beneficiadas com o documento definitivo, escriturado, que permite ao seu titular uma série de benefícios, a exemplo de negociar empréstimos e dar o bem por garantia; poder constar a propriedade em testamentos, dentre outros.

Para o secretário de Assuntos Fundiários de Palmas, Darci Coelho, a entrega dos títulos representa o resgate da cidadania às famílias beneficiadas. “Este é o reconhecimento legal e definitivo de que os senhores são, de fato e de direito, donos de suas propriedades”, declarou Coelho.

A solenidade foi presidida pela prefeita Cinthia Ribeiro, que entregou o primeiro título ao senhor Acelino Marques. Na sequência, ela comentou sobre sua felicidade em cumprir, num curto período de tempo, compromissos feitos com a comunidade. “Estamos trazendo para Buritirana o que há de melhor, porque a comunidade merece. Por isto além dos títulos, hoje também entregamos o recapeamento asfáltico do Distrito, a revitalização da praça, inclusive com iluminação com lâmpadas de led, pintura do parquinho, de meio fio, limpeza geral do distrito e organização do balneário. Mas preciso que vocês sejam meus parceiros e ajudem a fiscalizar para garantir que o local permaneça limpo, organizado e bonito”, disse Cinthia Ribeiro.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara de Palmas, vereador Marilon Barbosa, o vereador Major Negreiros e o suplente de vereador Waldson da Agesp, além de secretários e comunidade. Segundo a Prefeitura, a solenidade respeitou as normas vigentes de prevenção à Covid-19.