Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, esclareceu pontos da condução da Administração Municipal, no enfrentamento a pandemia da Covid-19 na cidade. O gestor relembrou o fechamento do comércio, que posteriormente reabriu com as restrições sanitárias necessárias e medidas preventivas, oportunizando as pessoas a retomarem suas atividades econômicas e trabalhistas.

Avelino também comentou sobre suas ações desenvolvidas pela Prefeitura, como a criação do COE (Comitê de Operações Emergenciais), demandas do judiciário, tratamento da doença com hidroxicloroquina, dados epidemiológicos e bonificações para profissionais da linha de frente da Covid-19.

COE - Comitê de Operações Emergenciais

Moisés Avelino destaca como positivo a criação do COE-Comitê de Operações Emergenciais, que vem auxiliando a gestão na tomada de decisões no enfrentamento da pandemia.

“O COE se reuniu muitas e muitas vezes, para discutir as demandas relacionadas a Covid-19”.

Demandas do judiciário

O prefeito Moisés Avelino conta que com a flexibilização do comércio, surgiram as demandas junto judiciário. Ele explica que o município tem mantido, um bom diálogo com os promotores nessa condução, seguindo as orientações e corrigido os problemas no intuito do cumprimento das medidas preventivas. Estas têm como objetivo que as pessoas protejam a si mesmas, familiares e aos demais cidadãos.

 “Graças a Deus estamos indo bem, pois os empresários e cidadãos estão colaborando com a restrições e adotado as medidas preventivas, com isso, nós estamos satisfeitos. E Paraíso tem se tornado exemplo nesse sentido, pois abrimos o comércio e o povo está trabalhando sem prejuízos a ninguém”, reforçou.

Tratamento da doença com hidroxicloroquina

O gestor exemplificou que no dia  18 de maio, foi formado grupo para realizar o tratamento da Covid-19, na primeira fase da doença. Este é composto pelo médico Marcos Rodrigues Souza, que é diretor técnico do Hospital Regional de Paraíso; a secretária municipal de Saúde, Rosirene Leal e médica Elisa Maynardes, diretora técnica da Saúde Municipal. 

Avelino pontuou que na cidade o paciente que tenha alguma síndrome gripal, vai no Posto de Saúde, e se constatar suspeita de coronavírus, encaminha o paciente para UBS Ursulino Costa, que é o local exclusivo para tratamento da doença na fase inicial. Nesta unidade, o paciente terá material coletado para realização do exame e caso teste positivo poderá imediatamente iniciar o tratamento.

“O médico e o paciente devem estar em concordância, para a prescrição do uso da medicação, que inclui o uso da hidroxicloroquina. Caso o paciente aceite o tratamento, ele já sai da UBS, com o kit de medicamento para usar em casa durante 5 dias”, acrescentou.

Dados Epidemiológicos

O Chefe do Poder Executivo, destaca os bons resultados com as tomadas de decisões e as medidas restritivas adotadas. Reforçando que a atuação da gestão municipal tem a perspectiva, de preservar a vida dos munícipes.

“Temos um cenário de 194 casos confirmados. Destes, 152 pessoas estão recuperadas e tivemos 08 óbitos, tendo dois ocorridos: 01 – Goiás e 01- Bahia. Portanto, estão ativos com a doença somente 34 pessoas, dentre estas 04 seguem hospitalizadas e 30 em isolamento domiciliar. Aqui em Paraíso tem funcionado bem o tratamento da Covid-19 na fase inicial, e diferente de muitas cidades, os índices são de quase 70% (por cento) de pessoas tratadas não tem mais o vírus”, descreveu.

Avelino relata que sua a administração mandou manipular a cloroquina, para não que falte a medicação ao tratamento das pessoas. “Um kit desses gasta-se de 40 a 60 reais apenas, e nossa preocupação é em salvarmos vidas, e pra quem usa tem dado certo. Esse é o nosso posicionamento, com base na experiência como médico, uma vez que no passado usamos a hidroxicloroquina no tratamento de malária”, explicou.

Diante do resultado importante, de 152 pessoas recuperadas, o prefeito Moisés Avelino reforça que o tratamento da Covid-19 deve continuar no município.

Bonificações para profissionais da linha de frente da Covid-19

O prefeito Moisés Avelino anunciou o envio de um projeto de lei do Executivo, que autoriza a Prefeitura a conceder gratificações temporárias aos profissionais de Saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. O terá que ser aprovado pelos vereadores, e depois o texto será sancionado.

O gestor explica que os valores serão pagos aos profissionais de Saúde, que estão expostos a altíssimo risco de contágio da Covid-19, além da dedicação. Oportunamente ele agradece a todos pelo compromisso. A gratificação será paga referentes aos meses de junho, julho, agosto e setembro, e o recurso veio direcionado para essa finalidade.

Mensagem aos paraisenses

“Quero pedir a nossa comunidade, para continuar nos ajudando; e aos comerciantes  para atenderem e cumprirem as restrições estabelecidas. Assim, juntos poderemos fazer da nossa Paraíso, uma cidade cada vez melhor e obtermos sucesso na condução e tratamento da Covid-19”, destacou.

“Esses são nossos esclarecimentos, nos ajudem obedecendo e seguindo as medidas preventivas: uso de máscaras; fazer a higienização das mãos, lavando com água/sabão ou usando álcool gel; mantendo o distanciamento e evitando a aglomeração. Todos nós podemos contribuir de alguma forma. Sou muito grato a Deus, pela oportunidade de estar a frente desta cidade, tendo a colaboração de nossos munícipes, comércio e equipe da saúde”, finalizou.