Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, entregou ao governador Mauro Carlesse, nesta quarta-feira, 1º de julho, o Plano de Retomada do Turismo da Região do Jalapão, que contempla os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19 recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso e controle do turistas no parque.

A entrega foi acompanhada pelos prefeitos de Mateiros e São Félix, Pastor João e Marlen Ribeiro, respectivamente, durante cerimônia no Palácio Araguaia. Os protocolos de segurança foram elaborados pelos dois municípios,  além de Ponte Alta,  em parceria com os conselhos municipais de turismo, as associações representantes do trade turístico, com o acompanhamento do  Instituto Natureza do Tocantins -Naturatins.

“Trabalhamos junto com o Governo estes protocolos que foram entregues e agora é esperar a definição do governador para a abertura do Jalapão”, afirmou o prefeito de Mateiros. O gestor de São Félix enfatizou que “agora é  esperar a viabilidade da data de abertura do Parque para receber os turistas com segurança”. 

Segundo o presidente da Adetuc, a expectativa é que as atividades no Parque estejam liberadas a partir de agosto. “Os protocolos seguem para análise do governador Mauro Carlesse. “Acreditamos que se não houver aumento exponencial de Casos de Covid-19, o governador pode decidir pela abertura do Parque a partir deste ano, de forma segura e responsável, visando a recuperação econômica e a saúde dos moradores da região”, afirmou. Tom Lyra reiterou ainda que o plano representa o anseio das comunidades e empresários da região.

A proposta de reabertura das operações turísticas no Jalapão  foi tomada após uma série de reuniões e videoconferências conduzidas pela Adetuc, com a participação do  trade turístico, incluindo prefeitos e secretários municipais, dos conselhos municipais de Turismo, artistas, empresários e moradores. Tom Lyra também visitou in locu os municípios para ouvir a comunidade.

Suspensão

As visitações públicas ao Parque Estadual do Jalapão e à Área de Proteção Ambiental do Jalapão continuam suspensas, conforme o Decreto 6.067, publicado no Diário Oficial de 17 de março.