Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Aproximadamente 13.800 doses estão sendo distribuídas entre as 15 unidades básicas de saúde da cidade

Aproximadamente 13.800 doses estão sendo distribuídas entre as 15 unidades básicas de saúde da cidade Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Aproximadamente 13.800 doses estão sendo distribuídas entre as 15 unidades básicas de saúde da cidade Aproximadamente 13.800 doses estão sendo distribuídas entre as 15 unidades básicas de saúde da cidade

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 32.323 pessoas foram imunizadas contra o vírus da gripe em Araguaína durante a campanha de vacinação. Pelo menos 10.877 pessoas do público-alvo ainda precisam ser vacinadas para que a cidade alcance a meta de imunização de 90%, por isso a dose continuará sendo disponibilizada para os grupos prioritários nas unidades básicas de saúde da cidade.

Atualmente, cerca de 48 mil pessoas fazem parte do público-alvo da campanha em Araguaína que foi encerrada na última terça-feira, 30. Segundo a coordenadora de imunização do Município, Laís Lima, a meta de vacinação das pessoas acima de 60 anos e dos profissionais da saúde já foi alcançada, mas os outros grupos prioritários como motoristas de transporte coletivo, indígenas e pessoas com doenças crônicas, tiveram uma procura considerada baixa.

“A baixa procura pela vacina nas unidades básicas de saúde é uma realidade em todo o País devido à pandemia. As pessoas deixam de procurar as unidades básicas por conta do medo de contaminação pela covid-19, que é totalmente compreensível, porém a Secretaria Municipal da Saúde está tomando todas medidas necessárias para reduzir os riscos de contaminação”, esclareceu a coordenadora.

UBS abastecidas

Aproximadamente 13.800 doses estão sendo distribuídas entre as 15 unidades básicas de saúde da cidade, que continuarão atendendo os grupos prioritários até o dia 24 de julho. O último levantamento feito pela Saúde de Araguaína apontou que muitos grupos prioritários alcançaram menos de 50% da meta de vacinação, como o de crianças de seis meses a menores de seis anos, com 41% e as mulheres no pós-parto até 45 dias, que teve uma das procuras mais baixas, com 33%.

“Durante esse período de pandemia da covid-19, não podemos esquecer da importância da imunização contra o vírus da Influenza, que também está em circulação no país; é um vírus de alta gravidade e pode causar hospitalizações e óbitos”, alertou a coordenadora municipal de Imunização.

Quem deve vacinar

Todas as pessoas que se enquadram dentro dos grupos prioritários ainda podem vacinar. Na lista estão os idosos e trabalhadores da Saúde; motoristas de transporte coletivo; indígenas; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis; presos e funcionários do sistema prisional. Além de crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; pessoas com deficiências; mulheres no pós-parto até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos e professores das redes pública e privada.

Locais de vacinação
UBS Avany Galdino da Silva (Rua Gonçalves Lêdo, nº 1.217 – São João);
UBS Bairro de Fátima (Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima);
UBS Couto Magalhães (Avenida Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães);
UBS Dr. Dantas (Rua CE, quadra 22, lote 1, Setor Jardim Costa Esmeralda);
UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina c/ Rua L, Vila Aliança);
UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Rua 09, quadra 1, lote 1, Setor Dom Orione);
UBS Lago Azul (Avenida Araguaia, quadra 4, lote 02, Parque do Lago);
UBS Manoel dos Reis Lima (Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores);
UBS Manoel Maria Dias de Brito (Rua dos Ingaxixes, quadra 28, lote 1, Setor Cimba);
UBS Nova Araguaína (Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína);
UBS Novo Horizonte (Avenida Araguaia, s/nº, Novo Horizonte);
UBS Palmeiras do Norte (Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte);
UBS Ponte (Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte);
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – (Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira);
UBS Setor Barros (Avenida Bernardo Saião, nº 1082, Setor Barros).