Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Presidente Denise Rocha fala do esforço da equipe para superar 3 anos em um mês

Presidente Denise Rocha fala do esforço da equipe para superar 3 anos em um mês Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente Denise Rocha fala do esforço da equipe para superar 3 anos em um mês Presidente Denise Rocha fala do esforço da equipe para superar 3 anos em um mês

A Agência de Fomento finalizou o mês junho com efetivação dos contratos do mês que equiparam à média dos contratos de 2016 a 2018. Só em junho a Fomento liberou crédito para mais de 50 empreendedores que representam 53% do sucesso do semestre.

Para a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, essa é uma grande conquista para a equipe que se desdobrou e revezou nas mais de 10 horas corridas em atendimento ao cliente.

“Ficamos felizes com os resultados alcançados. Não comemoramos contratos liberados, e sim o número de famílias que esse recurso pode beneficiar neste momento tão crítico. Deixando claro, que não se trata apenas do empreendedor, mas também dos trabalhadores que ele emprega e da subsistência de todas essas famílias”, disse a presidente Denise.

Com a meta de ajudar o maior número de empreendedores possíveis durante a pandemia da covid-19, a Fomento trabalhou junto com o Governo do Estado para oportunizar taxas de juros mais baixas, flexibilizar a documentação em algumas linhas e dispensar certidões negativas federais, estaduais e municipais, além de criar linhas especiais para segmentos específicos.

Resultados

Já no 1º semestre de 2020 a Agência de Fomento perfez 93% dos contratos em comparação a 2019. Com o impulsionamento das ações do Governo do Estado durante a pandemia, do total de contratos de 2020, 92% foram efetivados de março a junho.

Dos contratos efetivados neste semestre, 61% foram liberados para a modalidade de microcrédito, 20 % para a linha Fungetur, 16% para o segmento comércio e serviço, 2% para o profissional liberal e 1% para a indústria, todos na modalidade capital de giro.

Recursos

A Agência de Fomento está atendendo a todos os segmentos com linhas de crédito específicas voltadas a manter a empresa em funcionamento. Cada linha de crédito possui taxa de juros, carência e prazos estabelecidos porá cada ramo de atuação.

A Fomento dispõe aproximadamente 40 milhões, onde 20 milhões são da linha Fungetur, exclusiva para o ramo do turismo, bastante afetado na pandemia. O recurso tem por finalidade financiar obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimento, bem como pode ser utilizado para aquisição de bens, capital associado e capital de giro.

Segundo a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, uma das preocupações no momento é a manutenção das empresas afetadas pelas ações necessárias para a contenção do novo Coronavírus.

“Esse recurso, no início, seria para atrair novos investidores para o Estado e auxiliar o turismo dentro do Estado. No entanto, com a pandemia da covid-19, a maior parte deste fundo está sendo direcionado para o capital de giro em assistência os empreendedores do Tocantins”. Destacou a presidente.

Os recursos do Fungetur na modalidade de capital de giro trazem taxas de juros de aproximadamente 0,40% ao mês + Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em torno de 0,20% ao mês, com prazos de até 48 meses, e carência até 12 meses. 

Para ter acesso a esse recurso, o empreendedor ou a empresa deve estar inserida em um município cadastrado no Mapa do Turismo Brasileiro, bem como possuir o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que pode ser emitido junto ao Ministério do Turismo, no endereço www.cadastur.turismo.gov.br, ou pela Secretaria Estadual de Indústria e Comércio do Tocantins.

Agilidade na análise de crédito

Para que o cliente tenha agilidade no atendimento, a Agência de Fomento disponibilizou no site www.fomento.to.gov.br e nas redes sociais twitter, instagram e facebook, um checklist dos documentos a serem apresentados pelos empreendedores de acordo com suas categorias.

De posse da documentação necessária, o empreendedor pode agendar um atendimento presencial na Agência de Fomento pelos telefones (063) 32220-9800/ 3220-9826/ 3220-9813/ 99993-7016/ 99277-5147.

Com atendimento também via e-mail: atendimento@fomento.to.gov.br, a Agência de Fomento orienta os empreendedores de regiões mais distantes, como proceder com o processo através de correspondência postal, para que também possa ter acesso à apreciação do crédito.

A Agência de Fomento está com atendimento contínuo e estendido de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 17:00 horas.