Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) prorrogou até 10 de agosto, o prazo para os produtores rurais realizarem a declaração da primeira etapa de vacinação contra a brucelose que enceraria no próximo dia 10 de julho.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, a prorrogação do prazo levou em consideração a pandemia da Covid-19. “Esta medida foi tomada visando evitar aglomerações de pessoas nos escritórios de atendimento da Agência, em meio a pandemia da Covid-19, e assim, oferecer mais segurança aos produtores rurais e aos nossos servidores,” ressaltou o presidente, acrescentando que os produtores pode fazer o agendamento para atendimento nos escritórios da Agência em seus municípios.

Segundo o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, para fazer a declaração, o produtor rural deve apresentar junto ao órgão, a nota fiscal da vacina e o atestado de vacinação. “É importante destacar que a vacinação contra a brucelose e sua declaração é obrigatória, assim, o produtor que deixou de vacinar as bezerras na idade vacinal de 3 a 8 meses, no primeiro semestre, pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado e terá que realizar a vacinação. Já a multa por não declarar a vacinação no prazo estipulado é de R$ 127,69. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização,” explicou Sérgio.