Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Cidade de Araguacema

Cidade de Araguacema Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cidade de Araguacema Cidade de Araguacema

Em Araguacema/TO, a cerca de 290 km de Palmas, 5 pré-candidatos se organizam para disputar a prefeitura do município em 15 de novembro. Dentre eles, um, Marcus Vinícus Moraes Martins, é pré-candidato da atual gestão; os demais, fazem oposição à prefeita Isabella Alves Simas Pereira, inclusive o atual vice-prefeito, Wamistom Gomes da Silva (PT).

Candidato pela primeira vez a um cargo eletivo, o zootecnista Artur Oliveira (PSD), 28 anos, trabalha sua pré-candidatura apostando no apoio de nomes já consolidados na política tocantinense. “Temos apoio do presidente do partido, o senador Irajá Abreu, consequentemente também da senadora Kátia Abreu; além do secretário de Estado, Tom Lyra, Aqui no município, meu pai [Severino Martins Oliveira] já foi vice-prefeito por duas vezes; além de termos apoio de várias lideranças jovens”, afirmou o pré-candidato. 

Quem também apoia Artur Oliveira é o ex-prefeito de Colmeia, Ermilson Pereira da Silva, que também é natural de Araguacema.

Também de oposição, a advogada Eliene Silva de Almeida – conhecida como Doutora Eliene - é a candidata do PSL à prefeitura de Araguacema. Eliene já concorreu ao cargo nos últimos dois pleitos. A pré-candidata afirmou que, apesar da pandemia, tem realizado visitas como possível. Ela ainda aposta na formação de um grupo de oposição contra o pré-candidato da atual gestão.

“Tivemos conversas com outros partidos, mas nada definido. Por aqui temos quatro nomes na oposição. Ainda vamos articular pra ver se manteremos o grupo unido, ou não. Por enquanto, cada um está fazendo seu trabalho separadamente”, disse.

Já o vice-prefeito da cidade, Wamistom Gomes da Silva (PT), - conhecido como Professor Wamistom – era apresentado como pré-candidato da gestão até o final do ano passado, quando, segundo ele, houve uma cisão repentina sem que fosse comunicado. “Ela [a prefeita] apresentou um outro pré-candidato. Foi um rompimento por parte da própria gestão”, informou Wamistom, que também mencionou possibilidade de acordo entre a oposição contra a situação.

Ex-prefeito

Outro nome cotado para a disputa em novembro de 2020 é o do ex-prefeito João Paulo Ribeiro Filho (Podemos) – o Paulinho. Ele foi gestor da cidade por dois mandatos, entretanto, teve as contas da gestão dos anos de 2010 e 2012 julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e responde na justiça Ação de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público Federal.

Além disso, Paulinho também teve contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU), referentes a um convênio no valor de R$ 100 mil, junto ao Ministério do Turismo em 2010, para realização do Festival Cultural de Araguacema naquele ano, o que, em tese, o torna inelegível. Em outro processo, também no TCU, o ex-prefeito responde em uma Tomada de Contas Especial instaurada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação, em razão da não execução de um convênio no valor de R$ 1.482.697,51, que tinha como finalidade a construção de escolas.

Apoio da Prefeita 

O pré-candidato apoiado pela atual prefeita é Marcus Vinicius Moraes Martins (MDB) – o Marquinho, que foi vereador na cidade. Segundo o pré-candidato, o primeiro passo na pré-campanha já foi dado, que foi a formação de uma chapa de vereadores com 28 pré-candidatos. “Desses, 6 são vereadores já com mandatos, que vão pra reeleição, e os demais são pré-candidatos que disputam pela primeira vez, ou estão em uma nova tentativa de se eleger”, explicou.

Afastado da vida pública há 8 anos, Marquinho já conta com apoio do PV e Solidariedade, além da prefeita Isabella Alves Simas Pereira. “Quando terminei meu mandato fui mexer com minhas empresas. Decidi voltar à política para acompanhar o desenvolvimento do município e colaborar. Para isso, contamos com o apoio da atual prefeita, que está finalizando seu mandato com uma boa aceitação entre a população”, afirmou Marquinho.

O pré-candidato, entretanto, responde na justiça no mesmo processo no qual João Paulo é réu por Improbidade Administrativa, por ações durante o período em que esteve à frente da Secretaria Municipal da Saúde na gestão de João Paulo e fazia parte da comissão de licitação.

A reportagem do Conexão Tocantins não conseguiu contato por telefone com o ex-prefeito. 

(Erramos ao informar que o pré-candidato Marcus Vinicius Moraes Martins poderá concorrer sub judice. Até o momento o pré-candidato não tem empecilhos ao registro de eventual candidatura. (Matéria atualizada às 17h50 do dia 07-08-20))