Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Além dos novos respiradores, a UPA também receberá uma cabine de desinfecção aos profissionais e pacientes

Além dos novos respiradores, a UPA também receberá uma cabine de desinfecção aos profissionais e pacientes Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Além dos novos respiradores, a UPA também receberá uma cabine de desinfecção aos profissionais e pacientes Além dos novos respiradores, a UPA também receberá uma cabine de desinfecção aos profissionais e pacientes

Para melhorar a assistência prestada, a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu seis novos ventiladores mecânicos que serão instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para reforçar os atendimentos. A UPA já conta com dois aparelhos e com essa nova aquisição passa a ter oito equipamentos.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo, explicou que será montada uma sala com seis leitos onde ficarão esses aparelhos. “Será uma espécie de UTI de estabilização. O paciente que tiver a necessidade de ser estabilizado ficará nesses leitos e assim que houver condições será encaminhado ao Hospital Regional de Gurupi”, explanou.

Pakalolo destaca que a Secretaria está buscando de todas as formas estruturar as unidades de saúde e dar o máximo de viabilidade de trabalho aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. “Estes ventiladores mecânicos vêm como base principal buscar desafogar possíveis demandas que possam surgir no quadro geral da saúde do Estado”, comentou.

O secretário disse também que serão realizadas mudanças no prédio para que tenha mais um acesso à Unidade, e dois pavilhões ficarão exclusivos para o tratamento da covid-19. Haverá um profissional que trabalhará como disciplinador para identificar quem está ou não com os sintomas da doença, e a partir desta quinta-feira, 16, um assistente social estará disponível para conversar com as pessoas que buscam o atendimento na unidade.

Além dos novos respiradores, a UPA também receberá uma cabine de desinfecção aos profissionais e pacientes da Unidade.

Para o médico Breno Gomes, essa aquisição é um ganho enorme para a saúde pública municipal e vai possibilitar a garantia de um atendimento mais adequado aos pacientes em estado mais grave da doença. “Os números de casos positivos têm aumentado e estamos nos preparando, caso haja a necessidade de manter um paciente mais grave teremos condição de estabilizar esse paciente até que possa ser encaminhado ao hospital de referência”, destacou o médico.

O prefeito Laurez Moreira destaca que desde o início dessa pandemia a preocupação e a orientação ao secretário da pasta foi não deixar o paciente desassistido e oferecer condições adequadas ao tratamento que cabe à gestão municipal. “Temos feito a nossa parte e conseguido prestar uma boa assistência. Nossas equipes estão empenhadas diariamente em oferecer o melhor atendimento possível à pessoa que infelizmente contraiu esse vírus”, enfatizou.

Melhorias

A UPA, desde o início da Pandemia vem sendo adaptada e recebendo melhorias em sua estrutura para atender de forma eficaz e segura os pacientes infectados pelo vírus e continuar mantendo os atendimentos que já eram realizados.

Um cuidado que já era peculiar, mas que se tornou maior é relacionado aos Equipamentos de Proteção Individual, que não faltam de forma alguma na unidade, assim garante proteção aos profissionais. Outra medida foi a oferta de treinamentos aos profissionais, uma vez que, trata-se de uma nova doença e requer cuidados especiais.

“Dividimos nossa recepção, onde uma é destinada para os casos de covid-19, e a outra para as emergências. Também buscamos isolar as salas onde os pacientes testados positivos pudessem estar fora de contato com os outros, trazendo uma segurança maior para quem busca qualquer tipo de atendimento em nossa unidade”, explicou a diretora da UPA, Marilia Cabral.

O número de profissionais foi ampliado e a Unidade recebeu uma tenda com cadeiras para quem vai buscar outros atendimentos e assim evitar aglomeração.