Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma mulher que procurou uma unidade de saúde de Palmas/TO após sentir sintomas semelhantes aos da covid-19 relatou à reportagem do Conexão Tocantins que não conseguiu fazer o teste para identificar o novo coronavírus e foi medicada e mandada de volta para casa.

Ela conta que no último dia 16 começou a sentir dores de cabeça, nos olhos e corpo; febre, fadiga, falta de apetite, paladar e olfato. No dia 18 ela fez o teste rápido de farmácia que deu negativo. Posteriormente, ela procurou a Unidade de Saúde da Família (USF) da Quadra 108 Sul, mas não conseguiu fazer o teste. “Passei alguns dias achando que era só uma gripe. Como os sintomas persistiram eu procurei o posto de saúde, a Policlínica da 108 Sul, mas me informaram que não estavam tendo vaga e não fizeram na hora”, relata.

Ela conta ainda que agendaram o exame para o dia 3 de agosto. A mesma situação ocorreu com a filha dela que também apresentou os sintomas e a acompanhou até a unidade de saúde. Nenhuma das duas fez o exame na hora. “Eu acho que não deveria existir isso, porque não é consulta. Não é culpa dos servidores, acho que falta mesmo condições para trabalhar”, disse.

A reportagem do Conexão Tocantins questionou a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a respeito da demora para realizar os testes e se isso não gera subnotificação no número de casos. Em resposta, a Semus informou que todos os pacientes com síndromes gripais e com sintomas de covid-19 são atendidos nas 34 Unidades de Saúde da Família de Palmas, e que os pacientes sintomáticos de covid-19 estão sendo agendados para a coleta do material de exames nas quatro unidades sentinelas e em mais oito laboratórios particulares credenciados pelo Município. Os testes são processados no Laboratório Municipal de Palmas ou no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins (LACEN-TO) do Estado, obedecendo aos prazos corretos de cada tipo de exame para não haver distorções nos resultados.

Ainda segundo a Secretaria, para os casos leves ou moderados, é indicado o teste sorológico e os pacientes devem aguardar o prazo de, pelo menos, sete dias do surgimento dos sintomas. Antes desse prazo os resultados poderão ser falsos, pois os anticorpos não são detectados.